Escassez de álcool em gel nas fábricas

Fabricantes que fornecem o produto diretamente para outros estabelecimentos apontam item em baixa ou já chegando ao fim

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 19/03/2020
Horário 06:58
Weverson Nascimento - Fila formou-se na tarde de ontem, com pessoas em busca de álcool em gel
Weverson Nascimento - Fila formou-se na tarde de ontem, com pessoas em busca de álcool em gel

Em 2009, o cenário no Brasil era formado por uma população preocupada com a transmissão da gripe suína, o H1N1, que diariamente fazia o uso do álcool em gel como forma de prevenção e assepsia. O medo existente naquele período não chega nem aos pés da situação existente hoje, 11 anos depois. O alto poder de contaminação do novo coronavírus, o Covid-19, colocou mais uma vez uma nação com sentimento de fragilidade e, com isso, repetindo os cuidados de limpeza. Mas, de uma forma tão mais agressiva que, em Presidente Prudente, fabricantes do produto já identificam a falta do item.

Esse é o caso, por exemplo, da Saneprol Comércio de Produtos de Limpeza, que fabrica álcool em gel na cidade. “Já não tem mais nada!”. Esse é o discurso enfático do sócio-proprietário Iran de Deus Anjos Braga Miranda, ao detalhar que essa situação se aplica até mesmo à forma líquida do produto. E a impossibilidade de se produzir mais, segundo ele, está na dificuldade de encontrar uma das substâncias necessárias para tanto: o carbobol. “Química essa que vem da China para o Brasil. Então, diante do cenário, é só fazer as contas”, frisa.

Por lá, o momento então é de economia. Mas, como fazer isso em tempos nos quais a limpeza das mãos nunca foi tão importante? Lavagem constante com água e sabão. Pelo menos é o que ele orienta aos clientes que diariamente vão procurar o local, e aos funcionários, conforme Iran. Situação igual à da Limp Lar, que também fabrica o produto na cidade. No estabelecimento, o momento foi elencado como “bem grave” pelo vendedor e sócio-proprietário Felipe Garcia Silva.

À reportagem, ele comenta que a intensificação na busca pelo álcool em gel ocorreu desde segunda-feira, quando as quarentenas nos serviços públicos e privados foram anunciadas. E isso pode ser constatado com a fila existente na entrada do local ontem. Ainda tem produto? Sim, de acordo com Felipe. Mas, segundo ele, talvez só dure até amanhã. A esses remanescentes ficaram duas regras: venda prioritária para grupo de riscos, como idosos, e limite de seis frascos por pessoa.

Publicidade

Veja também