Ervas finas: temperos que fazem bem à saúde

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 12/09/2018
Horário 07:00

As ervas finas são um tempero formado por um conjunto de ingredientes aromáticos, que dão um toque especial a qualquer prato. Acrescentadas ao final do preparo por terem propriedades frágeis, que se perdem no cozimento dos alimentos, elas atiçam não só o paladar como o olfato.

São elas: alecrim, manjericão, orégano, tomilho e sálvia, etc. Lembre-se de armazenar as ervas finas em recipientes adequados e à temperatura ambiente, para melhor usufruir de seus benefícios e sabor.

 

 

Cheesecake de Ervas Finas

Ingredientes: 200g. de biscoito água e sal, 100g. de margarina derretida.

Recheio: 400g. de cream cheese, 3 ovos, 1 lata de creme de leite, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 tomate picado, 50g. de queijo parmesão ralado, 4 colheres (sopa) de ervas finas.

Preparo: Triture o biscoito no liquidificador e despeje em uma vasilha. Adicione a margarina e trabalhe com a ponta dos dedos até obter textura de farofa. Forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo removível de 30cm. de diâmetro. Bata o cream cheese, as gemas, o creme de leite, sal e pimenta na batedeira por 5 minutos. Em outra vasilha, na batedeira, bata as claras até obter ponto de neve e misture ao creme anterior delicadamente. Despeje na forma e polvilhe com o tomate picadinho. Leve ao forno preaquecido em temperatura média, por 30 minutos ou até ficar firme e dourar. Deixe amornar, polvilhe com o parmesão e as ervas finas, desenforme e sirva.

 

Patê de Ervas Finas

Ingredientes: 1 dente de alho, ½ cebola, 1 maço de salsinha, ½ maço de cebolinha verde, 1 punhado de hortelã, 1 punhado de manjericão, 60ml. de vinagre de vinho branco, 1 colher (sopa) de azeite, sal, pimenta-do-reino branca, 250g. de ricota, 50g. de maionese, 200g. de cream cheese. 

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da maionese e do cream cheese até formar uma pasta homogênea. Coloque numa vasilha e então, incorpore os outros ingredientes.

 

Biscoitinhos ricos em fibras

 

 

Cookie de Quinua e Mel

 

Fazer o biscoitinho é mais fácil do que resistir a ele. Essa versão, rica em fibras, é mais leve e saudável. Mesmo assim, convém não exagerar – reserve um momento especial do dia para saboreá-lo.

Ingredientes: 1 xícara (chá) de quinua em flocos, 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral, ½ xícara (chá) de açúcar mascavo, 1 colher (chá) de fermento em pó, 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de margarina light derretida, 1 ovo, 2 colheres (sopa) de água.

Preparo: Em uma tigela funda, misture a quinua, a farinha, o açúcar, o fermento, o mel, a margarina, o ovo e a água. Mexa até obter uma massa grossa. Modele os cookies com as mãos e coloque sobre uma forma forrada com papel alumínio. Asse em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos ou até dourar. Retire do forno, espere esfriar totalmente e guarde em um vidro bem fechado.

 

Biscoito Integral de Maçã

Ingredientes: 100g. de manteiga em temperatura ambiente, 1 xícara (chá) de açúcar mascavo, 2 ovos, 1 maçã média picada, 1 colher (café) de canela em pó, 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral, 1 xícara (chá) de farinha de trigo branca, 3 colheres (sopa) de aveia em flocos, 1 colher (chá) de fermento em pó.

Preparo: Picar a maçã e polvilhar com um pouco de açúcar. Bater na batedeira o restante do açúcar com a manteiga. Desligar a batedeira, adicionar os ovos, a maçã picada e misturar bem. Adicionar a canela, as farinhas, o fermento e a aveia. Misturar bem e com a ajuda de 2 colheres colocar a massa numa assadeira forrada com papel alumínio. Assar em forno preaquecido a 180ºC até que fiquem douradinhos. Deixe esfriar e sirva.

 

NUTRIÇÃO

 

Cuidados com a carne moída

 

Para quebrar um galho, agradar a criançada ou simplesmente fazer uma refeição reconfortante, nada melhor do que carne moída. Eterna companheira das donas de casa serve para fazer hambúrguer, panqueca, croquete, rocamboles e mais uma porção de pratos gostosos.

Para fazer hambúrgueres ou almôndegas o ideal é usar a carne bem miudinha, moída duas vezes. Recheios de pastéis, panquecas também pedem textura mais fina - duas passadas na máquina é o ideal. Para molhos mais “pedaçudos”, uma vez é suficiente.

Os melhores cortes de carne são: o patinho, o coxão - mole, coxão-duro e se você gosta de uma gordurinha, use o acém..

Devemos ter cuidado na hora da compra da carne moída: é preferível moer na hora. É importante que se observe a higiene do local e do funcionário: touca, luvas, uniforme, etc.

Quando chegar em casa, guarde o mais rápido possível sob refrigeração, e quando for cozinhá-la – deve ser bem refogada antes de ser temperada. Como proceder: pegue sua panela e coloque em fogo alto, deixe esquentar, coloque um pouco de gordura e a carne em pequenas quantidades, deixe selar a carne, ou seja, que ela tome cor. Se a carne for colocada toda de uma vez na panela esfria rapidamente e a carne ao invés de fritar, ela será cozida e o sabor não será bom. Então, frite a carne aos poucos, depois de bem cozida abaixe o fogo e tempere a gosto. Para um molho à bolonhesa, depois dessa fase, bem frita, acrescente os temperos e em seguida o molho de tomates ou os tomates picadinhos. Dê preferência aos tomates frescos.

    

Publicidade

Veja também