Equipes da Prefeitura fazem mutirão de limpeza pela cidade

Ontem, os resquícios da forte chuva que atingiu Prudente ainda eram visíveis nas ruas; desde a noite de segunda,servidores se empenham para amenizar os estragos

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 15/01/2020
Horário 05:19
Isadora Crivelli - Servidores municipais recolhem entulhos da queda de um muro causada pelas chuvas
Isadora Crivelli - Servidores municipais recolhem entulhos da queda de um muro causada pelas chuvas

Dez ocorrências registradas de inundação em residências, três destas, com queda de muros; duas quedas de árvores; três pontos de alagamentos onde carros foram arrastados pela enxurrada, na Avenida 14 de Setembro, Washington Luiz, próximo ao Prudenshopping, e Rua Major Felício Tarabay, na altura do número 906. Essa é a contabilização divulgada pelo Corpo de Bombeiros dos estragos causados pelas chuvas intensas que atingiram Presidente Prudente na tarde de segunda-feira.

Já no domingo, outras ocorrências haviam sido registradas. Em dois dias, mais de 100 milímetros de chuva atingiram a capital do oeste paulista, destes, 48 mm no domingo e 64 mm em um intervalo de pouco mais de uma hora, na segunda-feira. Os dados foram apresentados pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Rodnei Rena Rodrigues. Segundo ele, desde a noite de anteontem, equipes da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), totalizando mais de 100 agentes, trabalham intensamente na resolução dos problemas, especialmente na limpeza, recolhimento de entulhos e limpeza de bocas de lobo, atuações que prosseguiram durante todo o dia de ontem.

O secretário faz um apelo à população de que evitem, especialmente ao notarem a vinda de chuvas, lixos e entulhos nas calçadas, visto que contribuem para o entupimento dos bueiros e, portanto, pioram a situação das inundações e enxurradas. O secretário afirma que durante as atividades de limpeza, já na manhã de ontem, foram encontrados, além de lixo comum, colchões que foram arrastados pela correnteza, tijolos e entulhos, restos de móveis como guarda-roupas e afins.

R$ 30 MILHÕES PARA

SOLUÇÃO DEFINITIVA

O problema dos alagamentos em Prudente é antigo, e a resolução definitiva, explica o prefeito em exercício, Douglas Kato Pauluzi (PTB), já existe em forma de projeto, no entanto, faltam à administração pública recursos para viabilizá-lo. É necessário algo em torno de R$ 30 milhões, que a Prefeitura angariaria junto ao governo federal e por meio de um empréstimo. “Não está sendo fácil conseguir”, expõe.

Sobre as medidas de curto prazo, Douglas Kato confirma as afirmações de Rodnei Rena e, além disso, salienta que a defesa civil está dando apoio ao governo, visitando e analisando as casas afetadas pela inundação. Em relação à ponte, sentido bairro rural Sete Copas, cuja correnteza do Rio Mandaguari deslocou a cabeceira, o prefeito em exercício ressalta que, em 30 dias, com colaboração das condições climáticas, será reconstruída, a partir de emendas destinadas à cidade pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).

Publicidade

Veja também