EPOC: o gasto pós-exercício

OPINIÃO - Jair Rodrigues Garcia Júnior

Data 31/10/2019
Horário 04:59

Há cerca de duas décadas ficaram populares os relógios que mediam a frequência cardíaca e o gasto calórico (ex. Polar). Nos últimos anos, os smartwatches (ex. Apple, Xiaomi etc) popularizaram ainda mais esses registros e outros, com suas funcionalidades de quantificação de distância, velocidade, passos (pedômetro) e de movimento (acelerômetro).

Gasto durante o exercício

O gasto calórico durante o exercício é proporcional ao consumo de O2, ou seja, quanto mais O2 seus músculos, coração e outros órgãos utilizam, maior o gasto. Basicamente, para cada 1 l de O2 consumido são 5 kcal gastas. Numa corrida de 40 min, a 12 km/h, o consumo de O2 é de 3,0 l/min e o gasto de 600 kcal.

Medidas de gasto

Os smartwatches não medem o consumo de O2, por isso calculam o gasto calórico por outros meios indiretos, como a velocidade (usando o GPS), frequência cardíaca e tabelas equivalentes de gasto. A precisão do resultado, em geral, tem erro que varia de 27% a 92% (http://dx.doi.org/10.3390/jpm7020003). Por isso, não confie muito nestas informações.

Gasto pós-exercício

E você tem ideia de quanto gasta após o exercício? Pois nas horas de recuperação após o esforço, o gasto continua aumentado e pode ser significativo. EPOC é a abreviação para consumo extra de O2 pós-exercício. Ele acontece porque o exercício representa um estresse para os sistemas fisiológicos, que precisam se adaptar rapidamente. Em exercícios não muito intensos, pode ser obtida uma condição de estado estável (equilíbrio), mas não quando o exercício é muito intenso, por isso acontece a fadiga em poucos segundos ou minutos. De qualquer forma fica uma “dívida de O2” que só poderá ser paga após o final do exercício.

Duração e intensidade

Por isso, fazer um exercício de alta intensidade por 20 min pode representar o mesmo que fazer um exercício de média intensidade por 60 min. O EPOC é proporcional à intensidade e duração do exercício, podendo ficar aumentado, em comparação ao gasto de repouso, por 1 h ou até mais de 24 h. Ao final do exercício, o EPOC diminui abruptamente (fase rápida) e segue diminuindo lentamente (fases lenta e ultralenta).

Gasto do EPOC

A magnitude do gasto com EPOC pode representar aumento de 15% até 45% do metabolismo de repouso na primeira hora de recuperação. Na corrida mencionada mais acima, com gasto de 600 kcal, seriam gastos 180 kcal adicionais, em média, durante 1h de recuperação. Faça o teste com seu smartwatch: compare o gasto calórico 4h antes do exercício com o gasto 4h após.

 

 

Publicidade

Veja também