Envelhecer com qualidade é uma escolha!

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 28/11/2018
Horário 04:30

Precisamos de alguma forma evoluir, e o tempo como sempre poderá e será nosso melhor aliado, já que ainda prosperamos melhoras, crescimento, desenvolvimento e principalmente ação. Praticamente, todos os setores das cidades do Brasil estão na síndrome da expectativa do agora, mesmo com os mínimos recursos existentes para que toda população seja realmente beneficiada as suas necessidades humanas. Há extrema necessidade de se arrumar a casa, essa é a verdadeira busca para que os nossos ilustres e próximos líderes entendam e não se deixem vacilar por aquilo que o país tanto precisa.

É notório que precisamos fazer a nossa parte, tanto que quando se fala em saúde, de maneira generalizada as pessoas sempre ficam na expectativa que alguém sempre faça algo por elas, sem ao menos tentarem que sua efetivação de sua própria fisiologia é de fato sua própria atitude. E nesse enorme caminho de possibilidades, os pequenos, que consideramos filhos, seguem o mesmo ritual, sem ao menos terem vontade ou iniciativa de atitudes que possam lhes valer de uma boa saúde. Pais que, infelizmente, ainda não se atentaram o quanto o índice de crianças obesas só vem crescendo, e que nos ofertam com seus falatórios que não convencem mais. Isto é: “Ele só gosta de comer isso e não gosta de saladas e frutas, prefere ficar assistindo TV ou ficar com joguinhos no celular e etc...”. O filme, infelizmente, continua o mesmo.

Queremos mais médicos, para que de alguma forma curem as doenças, mas que, se possível, efetivamente busquem o foco em suas causas. Queremos mais saúde, para que de alguma maneira aqueles que ganham menos tenham condições de serem atendidos pelos seus planos e benefícios de melhor conforto. Queremos mais vida, para que de alguma forma possamos fazer com que as pessoas entendam a necessidade e importância de se cuidarem mais, numa busca melhor de alimentos menos tóxicos, sem embutidos, fast foods, gorduras saturas e ingestão de produtos vindos da terra de maneira menos agressivas, combinadas com exercícios e movimentos que possam satisfazer e beneficiar sua fisiologia.

Desde quando estamos ouvindo e vendo o quanto o número de pessoas doentes só cresce? É um grande tema atual de um país que infelizmente está cada vez mais doente. As síndromes como ansiedade, depressão e outras até desconhecidas, estão surgindo cada vez mais. Nosso país, pela graça da natureza é tropical, o qual nos faz sentir o quanto temos as estações, mesmo que de vez em quando fora de órbita, ainda nos saúdam com sua benção de uma energia vital. Ficamos ainda a mercê de que tantas impossibilidades ainda existam por não acreditarmos que tanto podemos. Não podemos de maneira arbitrária nos impulsionar a medidas de ações imediatistas de pessoas sem noção, nos fazer de vítimas achando que a responsabilidade sempre será de terceiros. 

As pessoas, de maneira geral, não se cuidam e sempre ficam na expectativa de que se tomasse tal remédio iria resolver totalmente seus problemas. Chegam ao ponto de ficarem dias e dias sem nenhuma ação, por não acreditar que é possível, devido não se obter tal benefício. Chegamos a situação de se remediar devido não acreditar e ficar na espera de que seu verdadeiro direito não fora atendido. Sua saúde é algo que você atinge através de esforço próprio e não através do seu médico ou do sistema de saúde. Quando passamos a entender e praticar dessa forma, com certeza grande parte de suas ações irão sempre provocar algo que possa sempre combinar com a sua fisiologia.

Domingo passado ocorreu em Presidente Prudente a 16ª edição do Caminhando e Correndo com Saúde e, infelizmente, ainda ficamos surpresos com o número que pessoas que se deslocam a esse evento tão benéfico. Uma cidade com mais de 200 mil habitantes, sem contarmos com a região, ainda se priva de um número cada vez maior de pessoas que ficam em casa e que não entendem o porquê de um evento como esse ser num dia lindo de domingo.

Publicidade

Veja também