Entidade alerta sobre médicos sem qualificação

De acordo com o secretário-geral da SBCP, Dênis Calazans, a cada dois profissionais, um não é especialista

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 22/02/2019
Horário 12:41
Marcio Oliveira - Dênis: “Único profissional habilitado é o cirurgião plástico”
Marcio Oliveira - Dênis: “Único profissional habilitado é o cirurgião plástico”

Segundo a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), o Brasil possui em torno de 6,4 mil cirurgiões plásticos especializados e aptos a realizar qualquer procedimento da especialidade. No entanto, a entidade alerta sobre a existência de profissionais não qualificados para fazer o procedimento. Para ser mais exato, o secretário-geral da sociedade, Dênis Calazans Loma - de Presidente Prudente -, lista que, para cada médico brasileiro especialista em cirurgias plásticas, existem dois oferecendo plásticas estéticas, especialmente lipoaspiração, sem ter formação para fazer a cirurgia.

Com isso, o especialista busca explicar que, ainda em termos estatísticos, para cada dois profissionais que realizam cirurgias plásticas, um não é especialista. “O único profissional habilitado para realizar cirurgias plásticas é o cirurgião plástico, profissional com formação específica, de cinco anos, realizada após a formatura em Medicina. Realizar cirurgias plásticas com médicos sem especialização pode trazer graves consequências”, completa. Tais casos podem resultar em sequelas irreversíveis ou até mesmo levar à morte.

E pensando na prevenção de problemas, e na “segurança da população, dos pacientes assistidos na cirurgia plástica”, ainda de acordo com Dênis, existem recomendações que devem ser levadas em conta. Como, por exemplo: “durante o processo, ter o acompanhamento de um médico anestesiologista, dependendo do porte”, destaca o secretário, e ainda lembra que um médico habilitado é aquele que porta título de especialista. “Todo paciente deve receber informações detalhadas sobre o procedimento a ser feito, bem como os riscos”, alerta.

A busca por uma cirurgia plástica por necessidade também é levantado por Dênis. À reportagem, o representante da SBCP não deixa de pontuar também que, por trás de um procedimento, existe bem mais que o caráter estético, como atos de reparação, por exemplo. “Na região sabemos que existem profissionais não qualificados, com denúncias até em algumas cidades. Por isso, é necessário se atentar a todos os detalhes”, reforça.

Serviço

Para saber se um médico é ou não especializado em cirurgia plástica, basta acessar o site da SBCP: www.cirurgiaplastica.org.br ou baixar o aplicativo da SBCP, disponível para Android e IOS.

Publicidade

Veja também