Ensino superior: diferenças marcantes

OPINIÃO - Jair Rodrigues Garcia Júnior

Data 23/10/2019
Horário 04:11

O ensino superior evoluiu nas últimas décadas, assim como aumentou a disponibilidade de vagas com o crescimento de instituições de ensino superior (IES) privadas.

A grande oferta de bolsas e financiamentos do governo e das IES privadas permitiu o acesso de mais estudantes. Mas algo não mudou: a dúvida do estudante sobre qual curso escolher e em qual IES estudar. As opções: universidade, centro universitário e faculdade. E há diferença? Por exemplo, para o curso de Engenharia de Produção, a formação é diferente em uma universidade, em um centro e em uma faculdade? Em geral, sim!

As diferenças partem das resoluções do MEC (Ministério da Educação e Cultura), pois as exigências para cada tipo de IES variam, conforme elencadas a seguir.

Docentes: o MEC exige que pelo menos 1/3 dos docentes da universidade e do centro sejam mestres ou doutores. Essa formação avançada dos docentes faz diferença na formação do estudante. Diferença 1: o centro atende ao mínimo e a universidade tem 50-90% de docentes titulados.

A grande oferta de bolsas e financiamentos do governo e das IES privadas permitiu o acesso de mais estudantes

Pesquisa científica: é requisito apenas para a universidade. Pesquisa, basicamente, significa estudo constante e atualização do conhecimento, refletindo diretamente na formação do estudante. Diferença 2: docentes que não realizam pesquisa, em geral se atualizam menos em sua área.

Extensão: é requisito apenas para a universidade e representa atividades que proporcionam vivências e experiências práticas para os estudantes e também retorno social.  Diferença 3: a universidade proporciona maior vivência para formação e maior envolvimento dos estudantes com a comunidade. 

Pós-graduação: oferecer pelo menos quatro cursos de mestrado e dois de doutorado é requisito apenas para a universidade. Diferença 3: pós-graduação é opção para continuidade dos estudos para os graduados e eleva o nível do conhecimento dos docentes.

Portanto, enquanto o centro e a faculdade se limitam ao ensino e atendem às exigências mínimas do MEC, a universidade está no outro extremo da qualificação com todas as imposições do MEC para que preste seu serviço num nível bem mais elevado.

 

 

 

Publicidade

Veja também