Ensino médio integral é oferecido em 13 escolas

De acordo com o Estado, opção é discutida em sociedade antes de ser aplicada; ao todo, 11 cidades disponibilizam programa na região

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 22/02/2019
Horário 14:01
Arquivo - Segundo escolas, implantação do ensino integral foi bem aceita pela comunidade por gerar bons resultados
Arquivo - Segundo escolas, implantação do ensino integral foi bem aceita pela comunidade por gerar bons resultados

Nas diretrizes da Secretaria Estadual de Educação, uma ETI (Escola de Tempo de Integral) na rede de ensino do Estado conta com diversos programas, cujo objetivo é de “oferecer ao jovem uma jornada ampliada de estudos”. Nos últimos anos, tal programa, que era de exclusividade ao ensino fundamental, passou também a ser incorporado ao ensino médio, como uma forma de preparar ainda mais aqueles que estão prestes a concluir os estudos. Na região de Presidente Prudente, dividida em quatro DEs (Diretorias de Ensino), a alternativa ocorre em 13 instituições de ensino, sendo ao todo 11 municípios.

Na maior cidade do oeste paulista, Prudente, os dados - informados pela Secretaria de Educação do Estado - mostram que é onde o fenômeno ocorre numa proporção maior. Enquanto as demais cidades possuem uma unidade com o ensino médio em tempo integral, a capital da Alta Sorocabana agrega três (veja abaixo).

E um dos casos é a Escola Estadual Placídio Braga Nogueira, no Parque Alvorada. A opção de um estudo estendido ocorre por lá desde 2014, de acordo com a diretora Valéria Aparecida Faile Berti. E antes que o programa realmente fosse iniciado, assim como é determinado, ela conta que houve uma discussão com a comunidade adjacente, em vista de entender se a possibilidade seria procurada e até mesmo se haveria interesse dos pais e responsáveis. “O que deu certo. A implantação foi vista com bons olhos até hoje, principalmente pelos resultados, uma vez que tem ajudado no índice escolar dos alunos”, garante.

Isso porque a diretora afirma que, nesse momento, é trabalhado o protagonismo dos alunos, pensando na etapa final dos estudos e visualizando o futuro dele pós-escola, ou seja, universidade e mercado de trabalho. Assim como na Escola Estadual Dom Boco, em Osvaldo Cruz, onde a diretora Roseclei Regina Sarmento Davoli garante que o trabalho desenvolvido no ensino médio em tempo integral foi visto com “bons olhos”, impulsionando até mesmo um interesse maior da comunidade.

Por lá, a opção começou no ano passado, conforme a gestora, somente para o ensino médio. “Mas como os pais viram ali um bom negócio, uma oportunidade de fazer com que o aluno aprenda mais conteúdos diversificados, nós passamos a ofertar o tempo integral também para o ensino fundamental em 2019”, completa. Em ambos os casos, houve conversa com a comunidade local.

Anos iniciais

O que fica claro é a necessidade de um maior aproveitamento do programa na primeira série do ensino fundamental. Tanto Roseclei quanto Valéria falam sobre a ocasião, que, de acordo com elas, ocorre pelo fato de os próximos anos agregarem jovens que também já possuem a possibilidade de trabalhar ou se interessar em outros cursos, otimizando assim o tempo que possuem.

Na escola Placídio, por exemplo, o ensino médio integral só é oferecido para a primeira série. E no caso da unidade de Osvaldo Cruz, apesar de todas as séries possuírem sala, a diretora afirma que a demanda é bem menor, em comparação com o primeiro ano.

Novas escolas

Questionada, a Secretaria Estadual de Educação informa que não há um número mínimo para a quantidade de matrículas e, consequentemente, a abertura de uma sala de aula. “Vai depender da disponibilidade de cada escola”, argumenta.

Contudo, a pasta acrescenta que, sobre a abertura de novas escolas com ensino médio em tempo integral, é preciso haver uma conversa inicial com a comunidade local. “No fim do ano letivo são realizadas reuniões com a população, e a gente leva a possibilidade para ser decidida em conjunto. Se for aprovado, o projeto é tocado”, complementa a secretaria.

 

13 escolas oferecem ensino médio integral na região

 

Diretoria de Ensino de Adamantina

Dracena - Escola Estadual Nove de Julho

Lucélia - Escola Estadual Professor Carlos Umberto Carrara

Osvaldo Cruz - Escola Estadual Dom Bosco

       

Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema   

Euclides da Cunha Paulista - Escola Estadual Rosa Francisco Mano

Mirante do Paranapanema - Escola Estadual Maria Aparecida de Azeredo Passos

Rosana - Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho

Teodoro Sampaio - Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz

 

Diretoria de Ensino de Presidente Prudente    

Presidente Prudente - Escola Estadual Antônio Fioravante de Menezes

Presidente Prudente - Escola Estadual Professora Maria Luiza Bastos

Presidente Prudente - Escola Estadual Professor Placídio Braga Nogueira

 

Diretoria de Ensino de Santo Anastácio   

Caiuá - Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo

Presidente Epitácio - Escola Estadual 18 de Junho

Presidente Venceslau - Escola Estadual Alfredo Marcondes Cabral

 

Fonte: Secretaria de Estado da Educação

Publicidade

Veja também