Ensino médio da região tem média básica, conforme Saresp

Números revelam que médias em língua portuguesa e matemática são melhores nos anos iniciais e piores nas turmas mais velhas

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 15/02/2019
Horário 04:00
Arquivo  - Saresp avalia alunos dos mais diversos anos nas matérias de língua portuguesa e matemática
Arquivo - Saresp avalia alunos dos mais diversos anos nas matérias de língua portuguesa e matemática

As quatro Diretorias de Ensino da região – Adamantina, Mirante do Paranapanema, Presidente Prudente e Santo Anastácio - apresentam médias consideradas básicas nas disciplinas de língua portuguesa e matemática em todas as turmas do 3° ano do ensino médio, bem como nas turmas do 9° ano do ensino fundamental, de acordo com dados do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), referentes às provas realizadas no ano passado, e divulgados nesta semana. Em toda a região, não houve nenhuma média considerada como abaixo do básico e nem notas consideradas como avançadas.

“As escolas já estão debruçadas em cima dos números para traçar metas em relação ao que deveremos fazer. O foco está em utilizar três frentes, sendo o estreitamento com a família, desenvolvimento curricular e formação de professores”, informa a dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente, Naide Videira Braga.

O Saresp, para avaliar o ensino do Estado, utiliza quatro medidas, sendo o nível considerado como abaixo do básico – com notas que variam conforme o ano do aluno (veja a tabela), básico, adequado e nível avançado, avaliando sempre as matérias de língua portuguesa e matemática. As séries avaliadas são os terceiros, quintos, sétimos e nonos anos do ensino fundamental e o 3° ano do ensino médio. A Diretoria de Ensino da Região de Adamantina foi a única que não registrou dados no 3° e 5° ano do fundamental. Ao realizar um levantamento, a reportagem constatou que as turmas de estudantes mais novos são as que apresentam melhores níveis, quando foram encontradas médias adequadas em algumas delas, sendo que na língua portuguesa e matemáticas, nos últimos anos apresentados, todas as médias são consideradas básicas.

A Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente contou com a participação de 4.715 alunos (veja a tabela), e os quintos anos do ensino fundamental foram os únicos que apresentaram médias adequadas. Todas as demais turmas atingiram o nível considerado básico. Segundo Naide, as escolas aguardavam os resultados com certa apreensão, por haver um acompanhamento “intenso” em cima das notas durante todo o ano, de forma que o otimismo nunca foi deixado de lado. “Sempre realizamos avaliações, então, tínhamos uma noção do que receberíamos. Entendemos que o resultado não está ótimo, mas também não está ruim. Temos uma média que é considerada como adequada”, salienta.

Ainda segundo a dirigente, os alunos “precisam ter condições de apender mais”, e isso será justamente o foco da diretoria, já que três serão as frentes pensadas para melhorar os dados. “Primeiro vamos focar no estreitamento com a família, que é algo que já temos feito e observamos bons resultados, trabalhar o desenvolvimento do currículo dos estudantes e reforçar a formação de professores”. A vantagem da divulgação dos números, para ela, é que ocorreu no início do ano letivo, o que permite pensar em medidas já para esse primeiro semestre do ano letivo.

Visão dos números

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, à reportagem, divulgou uma análise dos dados estaduais, quando afirmou que o índice de proficiência dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, em matemática, por exemplo, está abaixo do esperado e é equivalente aos dos estudantes do 6º ano do mesmo ciclo. “Em língua portuguesa, os 278,8 pontos de proficiência alcançados pelos alunos na 3ª série do ensino médio era o esperado para o 9º ano do ensino fundamental. O resultado mostra que 45% dos alunos que finalizam a educação básica não conseguem realizar tarefas de leitura”.

Ainda conforme o Saresp, no 5º ano do ensino fundamental, o levantamento revela que 15,2% dos alunos têm conhecimento abaixo do básico em matemática, e 7,2% em língua portuguesa. No 9º ano, por sua vez, a pasta expõe que o desempenho em matemática é ainda pior: 26,3% dos estudantes da rede têm proficiência abaixo do básico; em língua portuguesa, 14,2% estão neste mesmo patamar no Estado. “No ensino médio, os indicadores são ainda mais alarmantes: em matemática, 46,6% dos alunos da rede pública de São Paulo têm conhecimento abaixo do básico; em língua portuguesa, 27,2% estão na escala mais baixa de proficiência”.

Diretoria Alunos Língua Portuguesa Matemática
3° EF 5° EF 7° EF 9°EF 3° EM 3° EF 5° EF 7° EF 9°EF 3° EM
Adamantina 3.571 - - 216,9 246 275,1 - - 223,6 258,7 282,9
Mirante do Paranapanema 2.067 208,7 247 226,2 246,7 280,8 245,4 261,6 238,5 261,3 287,6
Presidente Prudente 4.715 172,1 217,5 224,2 246,5 278,6 185,2 227,3 233,8 256,1 283,2
Santo Anastácio 2.543 195,3 220,9 226,5 247,6 278,4 228,8 238,5 239 256,1 281,3
 Níveis de conhecimento 
Língua Portuguesa 3º EF 5°EF 7°EF 9°EF 3° EM Matemática 3º EF 5°EF 7°EF 9°EF 3° EM
Abaixo do Básico < 125 < 150 < 175 < 200 < 250 Abaixo do Básico < 150 < 175 < 200 < 225 < 275
Básico 125 a < 175 150 a < 200 175 a < 225 200 a < 275 250 a < 300 Básico 150 a < 200 175 a < 225 200 a < 250 225 a < 300 275 a <350
Adequado 175 a < 225 200 a < 250 225 a < 275 275 a <325 300 a < 375 Adequado 200 a < 250 225 a < 275 250 a < 300 300 a < 350 350 a <400
Avançado >225 > 250 > 275 > 325 > 375 Avançado > 250 > 275 > 300 > 350 > 400
Fonte: Saresp                      
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