As quatro Diretorias de Ensino da região – Adamantina, Mirante do Paranapanema, Presidente Prudente e Santo Anastácio - apresentam médias consideradas básicas nas disciplinas de língua portuguesa e matemática em todas as turmas do 3° ano do ensino médio, bem como nas turmas do 9° ano do ensino fundamental, de acordo com dados do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), referentes às provas realizadas no ano passado, e divulgados nesta semana. Em toda a região, não houve nenhuma média considerada como abaixo do básico e nem notas consideradas como avançadas.
“As escolas já estão debruçadas em cima dos números para traçar metas em relação ao que deveremos fazer. O foco está em utilizar três frentes, sendo o estreitamento com a família, desenvolvimento curricular e formação de professores”, informa a dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente, Naide Videira Braga.
O Saresp, para avaliar o ensino do Estado, utiliza quatro medidas, sendo o nível considerado como abaixo do básico – com notas que variam conforme o ano do aluno (veja a tabela), básico, adequado e nível avançado, avaliando sempre as matérias de língua portuguesa e matemática. As séries avaliadas são os terceiros, quintos, sétimos e nonos anos do ensino fundamental e o 3° ano do ensino médio. A Diretoria de Ensino da Região de Adamantina foi a única que não registrou dados no 3° e 5° ano do fundamental. Ao realizar um levantamento, a reportagem constatou que as turmas de estudantes mais novos são as que apresentam melhores níveis, quando foram encontradas médias adequadas em algumas delas, sendo que na língua portuguesa e matemáticas, nos últimos anos apresentados, todas as médias são consideradas básicas.
A Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente contou com a participação de 4.715 alunos (veja a tabela), e os quintos anos do ensino fundamental foram os únicos que apresentaram médias adequadas. Todas as demais turmas atingiram o nível considerado básico. Segundo Naide, as escolas aguardavam os resultados com certa apreensão, por haver um acompanhamento “intenso” em cima das notas durante todo o ano, de forma que o otimismo nunca foi deixado de lado. “Sempre realizamos avaliações, então, tínhamos uma noção do que receberíamos. Entendemos que o resultado não está ótimo, mas também não está ruim. Temos uma média que é considerada como adequada”, salienta.
Ainda segundo a dirigente, os alunos “precisam ter condições de apender mais”, e isso será justamente o foco da diretoria, já que três serão as frentes pensadas para melhorar os dados. “Primeiro vamos focar no estreitamento com a família, que é algo que já temos feito e observamos bons resultados, trabalhar o desenvolvimento do currículo dos estudantes e reforçar a formação de professores”. A vantagem da divulgação dos números, para ela, é que ocorreu no início do ano letivo, o que permite pensar em medidas já para esse primeiro semestre do ano letivo.
Visão dos números
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, à reportagem, divulgou uma análise dos dados estaduais, quando afirmou que o índice de proficiência dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, em matemática, por exemplo, está abaixo do esperado e é equivalente aos dos estudantes do 6º ano do mesmo ciclo. “Em língua portuguesa, os 278,8 pontos de proficiência alcançados pelos alunos na 3ª série do ensino médio era o esperado para o 9º ano do ensino fundamental. O resultado mostra que 45% dos alunos que finalizam a educação básica não conseguem realizar tarefas de leitura”.
Ainda conforme o Saresp, no 5º ano do ensino fundamental, o levantamento revela que 15,2% dos alunos têm conhecimento abaixo do básico em matemática, e 7,2% em língua portuguesa. No 9º ano, por sua vez, a pasta expõe que o desempenho em matemática é ainda pior: 26,3% dos estudantes da rede têm proficiência abaixo do básico; em língua portuguesa, 14,2% estão neste mesmo patamar no Estado. “No ensino médio, os indicadores são ainda mais alarmantes: em matemática, 46,6% dos alunos da rede pública de São Paulo têm conhecimento abaixo do básico; em língua portuguesa, 27,2% estão na escala mais baixa de proficiência”.
Diretoria | Alunos | Língua Portuguesa | Matemática | ||||||||
3° EF | 5° EF | 7° EF | 9°EF | 3° EM | 3° EF | 5° EF | 7° EF | 9°EF | 3° EM | ||
Adamantina | 3.571 | - | - | 216,9 | 246 | 275,1 | - | - | 223,6 | 258,7 | 282,9 |
Mirante do Paranapanema | 2.067 | 208,7 | 247 | 226,2 | 246,7 | 280,8 | 245,4 | 261,6 | 238,5 | 261,3 | 287,6 |
Presidente Prudente | 4.715 | 172,1 | 217,5 | 224,2 | 246,5 | 278,6 | 185,2 | 227,3 | 233,8 | 256,1 | 283,2 |
Santo Anastácio | 2.543 | 195,3 | 220,9 | 226,5 | 247,6 | 278,4 | 228,8 | 238,5 | 239 | 256,1 | 281,3 |
Níveis de conhecimento | |||||||||||
Língua Portuguesa | 3º EF | 5°EF | 7°EF | 9°EF | 3° EM | Matemática | 3º EF | 5°EF | 7°EF | 9°EF | 3° EM |
Abaixo do Básico | < 125 | < 150 | < 175 | < 200 | < 250 | Abaixo do Básico | < 150 | < 175 | < 200 | < 225 | < 275 |
Básico | 125 a < 175 | 150 a < 200 | 175 a < 225 | 200 a < 275 | 250 a < 300 | Básico | 150 a < 200 | 175 a < 225 | 200 a < 250 | 225 a < 300 | 275 a <350 |
Adequado | 175 a < 225 | 200 a < 250 | 225 a < 275 | 275 a <325 | 300 a < 375 | Adequado | 200 a < 250 | 225 a < 275 | 250 a < 300 | 300 a < 350 | 350 a <400 |
Avançado | >225 | > 250 | > 275 | > 325 | > 375 | Avançado | > 250 | > 275 | > 300 | > 350 | > 400 |
Fonte: Saresp |