Ensino integral possibilita matriz curricular diferenciada

Prazo para que escolas estaduais demonstrassem interesse em aderir ao modelo se encerrou semana passada

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 04/10/2019
Horário 09:26
José Reis - Apeoesp aponta controvérsias caso ensino integral seja implementado na EE Arlindo Fantini
José Reis - Apeoesp aponta controvérsias caso ensino integral seja implementado na EE Arlindo Fantini

Na semana passada foi encerrado o prazo para que as escolas estaduais demonstrassem interesse em aderir ao modelo de educação integral. Em Presidente Prudente, a medida gerou controvérsias na Escola Estadual Arlindo Fantini, que teria sido uma das instituições a solicitar este modelo. Aparentemente, segundo o coordenador regional da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), William Hugo Correa dos Santos, caso fosse instituído o modelo de ensino na unidade, os alunos de ensino médio teriam que mudar de escola ou de período, indo para o noturno, pela falta de salas de aula que comportem a todos os estudantes. O Estado, por sua vez, relata seguir em análise os pedidos não apenas da cidade, mas de toda a região.

O programa de ensino integral que deve ter início já em 2020, segundo o Estado, fará com que os estudantes tenham uma matriz curricular diferenciada, que inclui preparação para o mercado do trabalho e orientação de estudos. Mesmo com tais benefícios, a Apeoesp alega que, na Escola Estadual Arlindo Fantini, algumas irregularidades foram constatadas no processo que deveria ser seguido para tal pedido junto ao governo estadual. “A primeira delas é o fato de os pais do ensino médio não terem sido convocados para uma reunião, além de o convite ter sido feito junto ao conselho da escola sem respeitar o tempo mínimo de 48 horas entre o comunicado e o encontro”, alega William. Além disso, ele expõe a falta de apresentação de uma pauta para o debate e ressalta que os alunos, inclusive, teriam feito reivindicações na escola.

A reportagem conversou com a gestora de Ensino Integral da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Bruna Waitman, para repercutir o caso, e foi informada de que nos próximos dias cada Diretoria Regional de Ensino deve receber a informação sobre os pedidos aprovados. “Até lá, mergulharemos em cada um dos casos para verificar documentos e se todos os procedimentos foram seguidos conforme orientação”. Ela ressalta que entre os requisitos para que tudo dê certo estão o desejo da comunidade – alunos, pais e gestores, bem como a demanda regional e tamanho das unidades. Sobre o caso específico da Escola Estadual Arlindo Fantini, o Estado ainda não tem um posicionamento, já que está em andamento o processo de análises.

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