Ensino integral é estendido a 1,6 mil alunos da região

A partir do início do ano letivo de 2020, mais sete escolas regionais serão contempladas com o PEI

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 20/12/2019
Horário 04:00

Mais sete escolas estaduais da região de Presidente Prudente foram contempladas com o PEI (Programa de Ensino Integral). Nelas, cerca de 1,6 mil alunos se beneficiarão a partir do início do ano letivo de 2020. Na jurisdição da DE (Diretoria de Ensino) da Região de Adamantina serão abrangidas as unidades escolares: Hellen Keller (Adamantina), Professor Salvador Ramos de Moura (São João do Pau D’Alho), Benjamin Constant (Osvaldo Cruz) e Waldomiro Sampaio de Souza (Sagres); na jurisdição da DE de Mirante do Paranapanema: Bairro Santa Rita do Pontal (Euclides da Cunha Paulista), Francisca Messa e Gutierrez (Rosana); e na jurisdição da DE da Santo Anastácio: Dona Consuelo Fernandes de Magalhães Castro (Presidente Epitácio).

Essa é a maior expansão da história do PEI, anunciada no dia 13 pelo governador João Doria (PSDB) e pelo secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares. “A partir de 2020, o programa estará presente em ao menos 664 escolas da rede estadual de São Paulo. Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade, e a expectativa da Seduc [Secretaria Estadual de Educação] é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até 2023”, destaca a assessoria do governo estadual.

DIRETORIAS DE ENSINO

ESTÃO SATISFEITAS

“Há ainda clubes juvenis para os alunos se auto-organizarem, de acordo com temas de interesse, como dança, xadrez, debates”, informa o Estado. Acrescenta que a carga horária da modalidade é de nove horas e meia, um acréscimo de quatro horas e 15 minutos à matriz convencional.

As mudanças são muito positivas na visão dos dirigentes das Diretorias de Ensino da região. A dirigente de Adamantina, professora Irmes Mary Moreno Roque Mattara, afirma que o PEI irá oportunizar o ensino nas escolas contempladas, sendo que aproximadamente mil estudantes serão beneficiados. “O lema é tornar o aluno autônomo, solidário e competente. Eles saem melhor preparados para o trabalho e também para a continuidade dos estudos”, enfatiza. Em sua jurisdição, quatro escolas já são de tempo integral: em Dracena, Junqueirópolis, Lucélia e Osvaldo Cruz.

O dirigente em exercício da Diretoria de Ensino de Mirante, Kleber Aparecido Guarnieri Alves, destaca que “o PEI modifica a vida do aluno, dando condições de que o protagonismo floresça e que ele projete a vida”. Na jurisdição, onde 181 alunos serão contemplados em 2020, Primavera, distrito de Rosana, desde 2018 já possuía uma escola de ensino integral, e em 2019 ganhou outras três, em Euclides da Cunha Paulista, Teodoro Sampaio e Mirante.

A dirigente de Santo Anastácio, Geralda Helenice Augusta Rocha, por sua vez, afirmou ter lutado para que mais que uma escola fosse escolhida para fazer parte do programa, e, ainda que não tenha conseguido, projeta mais indicações para 2021. Na jurisdição de Anastácio, mais cerca de 400 alunos serão contemplados com o modelo. Lá, duas escolas de Presidente Venceslau, uma de Caiuá e duas de Epitácio já trabalhavam o ensino integral.

ESCOLAS SELECIONADAS

E NINGUÉM NO PREJUÍZO

Os três dirigentes, assim como o governo estadual, afirmam que as escolas selecionadas já dispõem de infraestrutura adequada para a nova demanda, entretanto, laboratórios, cozinhas e reformas pontuais serão executadas ao longo do próximo ano. Quantos aos alunos, os três falam em uma só voz que ninguém será prejudicado. Àqueles que não quiserem ou não puderem, em função de emprego, por exemplo, permanecerem no colégio, serão transferidos para a escola mais próxima. “A maioria quer, a adesão é de quase 100%”, afirma, sobre a jurisdição de Adamantina, a professora Irmes.

Publicidade

Veja também