Engenharia de Produção?

  • 06/09/2019 03:12
  • Carlos Eduardo Turino

Você já parou para pensar que existe curso de Engenharia em muitas áreas? Pois é, o curso de Engenharia possui particularidades para cada área abordada. Aliás, algumas engenharias são bem diferentes de outras, com áreas de estudos bem próximas.
Que tal alguns exemplos?
Para exemplificar, separei alguns cursos de Engenharias mais comuns no território nacional. Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Cartográfica, Engenharia da Computação, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agrícola, Engenharia Sanitária, Engenharia Biomédica. Ufa! E as áreas não acabam por aí. Sabemos que atualmente, são conhecidas mais de 30 áreas da Engenharia.
Quando se fala em Engenharia, tenha em mente que ela possui objetivos claros e específicos de aprofundamento de estudos e pesquisas em uma determinada área.
Nesse sentido, a faculdade de Engenharia de Produção está na frente, porque associa muitos conhecimentos de outras engenharias. Em outras palavras, fazendo Engenharia de Produção, é como se você tivesse feito vários cursos em um só! 

Mas, o que faz um engenheiro de produção? Em um cenário de globalização, diferencia-se o profissional que consegue incluir novas tecnologias, otimizar o processo produtivo, qualificar a sua logística e a gestão de processos e recursos. E é exatamente aí que atua o profissional formado em Engenheiro de Produção. A formação superior objetiva o desenvolvimento de habilidades generalistas, que caracterizam o profissional para a capacidade de projetar, implantar, operar e otimizar sistemas integrados envolvendo o ser humano, materiais, tecnologias, custos e informação, bem como a sua interação com o meio ambiente. 
Mas, o engenheiro de produção trabalha apenas em fábricas? Esse é um pensamento bastante equivocado, já que o engenheiro de produção é o profissional que possui habilidades e conhecimentos para atuar em vários segmentos, como por exemplo, hospitais, empresas, serviços, indústria, agronegócio e muitos outros.
Afinal, qual empresa não precisa reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir qualidade em seus serviços e produtos?

ÚLTIMAS DO AUTOR

Carlos Eduardo Turino

Carlos Eduardo Turino

Carlos Eduardo Turino é mestre em Engenharia de Produção e coordenador do curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente Centro Universitário.

PUBLICIDADE