Energisa contabiliza 700 ocorrências no sistema elétrico

Corpo de Bombeiros registrou 123 quedas de árvores, 28 fios energizados e 6 vistorias em espécies; falta de água também afetou moradores

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 20/10/2018
Horário 05:09
Marcio Oliveira - Funcionários da Semea trabalharam durante o dia de ontem para a retirada de galhos na cidade
Marcio Oliveira - Funcionários da Semea trabalharam durante o dia de ontem para a retirada de galhos na cidade

O temporal que atingiu a região de Presidente Prudente no fim da tarde de quinta-feira trouxe transtornos para os moradores de diversos bairros da cidade. Até a manhã de ontem, muitos ainda estavam sem energia elétrica e ainda enfrentavam a falta de abastecimento de água, o que também dificultou a retirada da sujeira e lama deixada pelo vento forte. Na região, o Corpo de Bombeiros atendeu a 123 chamadas de quedas de árvores, 28 ocorrências sobre fios energizados e realizou seis vistorias em árvores, isso conforme o balanço efetuado até às 23h59 de quinta-feira. Já a Energisa Sul-Sudeste contabilizou 700 ocorrências no sistema elétrico, com aumento de 900% no atendimento diário realizado pela empresa.

Em Prudente, logo nas primeiras horas de ontem, era comum encontrar as calçadas residenciais com excesso de lama e galhos de árvores que caíram devido ao vento, bem como moradores que reclamavam pela falta de energia elétrica residencial desde a madrugada. A fim de resolver o problema, a Energisa Sul-Sudeste reforçou o atendimento e disponibilizou equipes técnicas próprias e terceirizadas para normalizar o fornecimento para as regiões afetadas. Até o fim da manhã de ontem, mais de 50% das ocorrências já haviam sido atendidas, conforme a concessionária.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da empresa, houve rompimento de cabos, postes foram derrubados por árvores e galhos caíram sobre as redes em diversos pontos da região. Entre as cidades mais afetadas estão Adamantina, Álvares Machado, Lucélia, Martinópolis, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Santo Anastácio e Osvaldo Cruz.

Abastecimento interrompido

A falta de energia elétrica também afetou o abastecimento de água em alguns bairros de Prudente e Machado. Isso porque, conforme a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a energia elétrica é responsável por bombear a água para os bairros mais altos, “locais em que o líquido não pode ser encaminhado por gravidade”. Para minimizar a interrupção do abastecimento, a Sabesp instalou um gerador de energia e o fornecimento de água voltou gradativamente aos 26 bairros de Prudente e dois de Machado, além do distrito de Eneida.

Como noticiado por este diário, diversos galhos de árvores caíram durante a ventania no fim da tarde de quinta-feira. Conforme a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), até a manhã de ontem, a pasta recebeu 30 solicitações para a retirada de árvores derrubadas no perímetro urbano de Prudente, no entanto, a previsão é de que o número fosse maior, devendo chegar à casa das 50 ocorrências.

Durante todo o dia, equipes da Semea trabalharam no recolhimento de galhos e troncos das vias, dando prioridade àquelas que estavam comprometendo o tráfego de veículos.

SAIBA MAIS

A Energisa Sul-Sudeste orienta aos clientes que encontrarem fios caídos, que mantenham distância e avisem imediatamente a concessionária pelo telefone 0800 7010 326. Além deste, os clientes também podem acionar a distribuidora pelo aplicativo Energisa On, Facebook.com/Energisa ou pelo site www.energisa.com.br. Por sua vez, a Sabesp informa que os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona durante 24h.  

Publicidade

Veja também