Encontro promove debate sobre a felicidade no envelhecimento

Ideia era falar sobre o envelhecimento e promover diálogos com base nas convivências sociais, a fim de trazer contribuições a todas as pessoas envolvidas na atividade

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 01/06/2019
Horário 05:06
José Reis  - Evento reuniu cerca de 50 pessoas no Sesc Themas de PP
José Reis - Evento reuniu cerca de 50 pessoas no Sesc Themas de PP

Ontem foi um dia de reflexão para cerca de 50 pessoas que participaram de uma atividade pra lá de importante nos dias de hoje. É que o Sesc Themas de Presidente Prudente promoveu um bate-papo voltado ao público da terceira idade, com a proposta de ofertar um diálogo sobre as buscas humanas da felicidade, com base em pensamentos filosóficos. O encontro foi mediado pelo mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Clóvis José Migotto.

Antes de falar sobre o que foi abordado no encontro, vale destacar que, segundo a programadora da unidade, Cristiane Cobra, a ideia era justamente a de falar sobre o envelhecimento e promover diálogos com base nas convivências sociais, a fim de trazer contribuições a todas as pessoas envolvidas na atividade.

“O sujeito está sempre em busca da satisfação e da felicidade, o que se questiona, no entanto, é de que forma lidar com toda essa expectativa. Por isso, pensamos em algo voltado ao público acima dos 60 anos, já que esse é um grupo presente nas nossas atividades e público-alvo de diversas atividades do Sesc, até mesmo em nível estadual. Estamos contentes com o resultado”, lembra. Com isso, ela afirma que o objetivo era permitir ainda que essa realização fosse conquistada com qualidade por meio da ação.

O mediador, por sua vez, durante sua fala, deixou claro que, segundo pensamentos de filósofos, felicidade significa a realização da existência, sendo assim o que o ser humano tem de melhor de si mesmo. “A busca por essa felicidade não exige nem excessos e nem faltas. É preciso encontrar um equilíbrio”. Ainda conforme Clóvis, no cenário capitalista que se vive atualmente é preciso falar e refletir sobre “como chegar lá”.

“Antigamente, como uma forma de lidar com os problemas, as pessoas iam para a Igreja e hoje essa prática mudou de espaço e ocorre, por exemplo, com a prática de fazer compras em shoppings. Isso dá a falsa sensação de que a pessoa é feliz, por estar inserida em determinado contexto social, o que não é a realidade”, lembrou o palestrante.

Publicidade

Veja também