Encontro inicia capacitação a 44 docentes da rede municipal

Primeira reunião do projeto socioeducativo ocorreu ontem; parceria com a Prefeitura já contou com cerca de mil professores e 10 mil alunos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 07/08/2018
Horário 08:28
Marcio Oliveira - Capacitação chamada de “primeiros passos” ocorreu na noite de ontem para 44 professores
Marcio Oliveira - Capacitação chamada de “primeiros passos” ocorreu na noite de ontem para 44 professores

Ocorreu no início da noite de ontem, em Presidente Prudente, a primeira de quatro capacitações aos professores da rede municipal de ensino pelo programa socioeducativo O Imparcial na Escola, ação que é uma parceria desde 2011 entre a Prefeitura e este diário. O encontro intitulado de “primeiros passos” ocorreu no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente), a 44 professores de sete escolas, e foi ministrado pelo editor-executivo do periódico, Leandro Nigre. “Neste momento, os professores conhecem todos os elementos que compõem o jornal e também o manuseio do veículo para que possam, então, realizar atividades interdisciplinares com os alunos, bem como produzir materiais para a coluna que é publicada toda terça-feira”, ressalta.

O projeto, ao longo dos oito anos, já contou com a participação de cerca de mil professores, 10 mil crianças e 30 escolas. No dia 20 de junho, como noticiado por este diário, foi assinada a renovação do acordo de cooperação, que reafirma por mais dois anos o programa socioeducativo. De acordo com Leandro, o encontro “primeiros passos” é o que dá o pontapé inicial ao projeto, já que é o momento de apresentação do periódico, bem como elementos jornalísticos, como manchete, títulos e também elementos gráficos. “A partir de então, o professor aprende a usar o jornal para efetivar ações dentro da sala de aula, já que durante as oficinas também terá contato com atividades práticas”, ressalta.

Além desta etapa, há ainda as oficinas de aprofundamento do primeiro encontro e também as reuniões para a produção do jornal escolar. A partir destes contatos, os professores já podem, logo no início, produzir conteúdos para a coluna que vai ao jornal todas as terças-feiras. “Esse trabalho de produção que eles fazem é contemplado e, consequentemente, ganha muita visibilidade. A ideia da coluna é justamente a de mostrar as atividades desenvolvidas e fazer que isso seja pulverizado, destacando a importância do aprendizado”, expõe Leandro. A primeira capacitação, ontem, faz parte de um cronograma que inclui ainda o concurso de desenhos a ser realizado em outubro deste ano. O tema ainda está em discussão e as expectativas são boas, já que no ano passado foram cerca de 7 mil pré-inscritos.

Para a coordenadora pedagógica do projeto, Vânia Kelen Belão Vagula, a cada ano que passa é ainda mais visível o envolvimento dos alunos, professores e comunidade com o projeto, que, por sinal, vem crescendo muito e proporcionado momentos de aprendizado. “Eles trabalham, por exemplo, os diferentes gêneros textuais e conseguem passar isso aos alunos. O jornal possibilita, principalmente, aprender sobre os mais diversos conteúdos da sociedade e se transforma em um instrumento interdisciplinar, ao alinhar a atualidade com a matemática, a geografia e demais matérias”, diz. Vânia lembra que dos atuais 400 professores da rede de ensino municipal, aqueles que não possuem ainda a capacitação devem passar pela formação até o término dos encontros.

Publicidade

Veja também