Encontro de carros antigos reúne solidariedade, paixão, histórias e amizade no IBC

Com organização do Cvapp, a 12ª edição do evento espera reunir 400 modelos de automotivos nos dias 22 e 23 de setembro; expectativa é receber 5 mil visitantes

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 22/09/2018
Horário 04:40
Marcio Oliveira: Fuscas de Vitor são sua principal paixão; sempre quando entra em algum se recorda de quando era pequeno
Marcio Oliveira: Fuscas de Vitor são sua principal paixão; sempre quando entra em algum se recorda de quando era pequeno

Entre os meios de transportes terrestres, com certeza, o veículo de quatro rodas é o mais popular e o mais almejado pelas pessoas. Os automóveis, que antes eram artigos de luxo, hoje pertencem ao gosto do coletivo. Alguns amam tanto os automotivos que até colecionam modelos antigos. Para cultivar um espaço que fortaleça o encanto pelas máquinas, que o Cvapp (Clube do Veículo Antigo de Presidente Prudente) realiza o 12º Encontro de Carros Antigos no Centro de Eventos IBC, hoje e amanhã.

O evento reúne uma faixa de 400 veículos e tem expectativa de receber 5 mil visitantes nos dois dias. Entre as atrações, é possível destacar a praça de alimentação, restaurante, sorteios de brindes durante o evento, além de uma exposição de miniaturas e objetos antigos. Segundo o organizador e presidente do Cvapp, Fábio Mello, 54 anos, a entrada do evento é 2 quilos de alimentos para visitantes e 5 kg para expositores. As arrecadações, conforme ele, serão entregues para o Fundo Social da cidade que irá distribuir entre as entidades locais.

O motivo do viés solidário se baseia na vontade de manter a essência do evento. Segundo Fábio, a missão do encontro consiste em juntar amizade, paixão e caridade em um só local. “Se temos a oportunidade de ajudar, por que não ajudar? Em todas as edições sempre buscamos contribuir de alguma forma”, pontua.

 

Valorizando a história

Segundo Fábio, o encontro é sinônimo de cultura uma vez que resgata a história de um passado. “Muitas vezes esse contato com carros antigos faz com que as pessoas relembrem épocas como juventude e infância, temos que valorizar isso, é cultura somada com aprendizado”, explica.

O organizador, que é membro do Cvapp há 12 anos, denota ser impossível elencar as memórias mais importantes que teve nos encontros durante todo esse tempo. “O evento em si é muito bacana, interagir com as pessoas, contar e ouvir histórias, cada edição são aprendizados diferentes, rostos diferentes com vivências diferentes”, explana Fábio.

Tudo isso, Fábio reforça ser feito com uma única motivação: o amor pelos automóveis. De acordo com ele, não existem planos para abandonar os encontros, muito menos deixar de realizar edições anuais. “É uma paixão, é nosso momento de trocar experiências. Para aqueles que gostam do assunto também é uma ótima opção de lazer, não ganhamos nada com isso, é a junção de paixões em comum”, acentua.

 

DNA automotivo

Além de apaixonado e organizador do encontro, Fábio também é colecionador. O prudentino possui dois carros que estão há 44 anos em sua família, um zelo que passa por gerações. O primeiro deles é o Maverick GT V8 ano 1974. O primogênito ganhou um companheiro 16 anos depois, um Uno 1.6 de ano 1990.

“Não sei classificar quando surgiu essa minha paixão, mas é desde criança, me lembro de ficar vendo os carros e admirando, hoje em dia não é diferente, nos encontros você percebe que algumas crianças ficam fascinadas”, revela Fábio. 

Vitor Augusto de Oliveira Brandão, 51 anos, compartilha do mesmo encanto por automóveis antigos e sempre junta seus dois fuscas e seu Passat para prestigiar os encontros no IBC e na região. O primeiro automóvel a entrar na vida de Vitor foi o Passat em 1990.

Entretanto, embora ame qualquer veículo antigo, o prudentino nutre um velho carinho especial pelos famosos “chiqueirinhos”, os fuscas. Por isso, hoje em dia, pode se considerar completo, tendo em vista que tem dois fuscas. “Tenho os três [Passat e dois fuscas], mas na época que comecei a colecionar o que eu mais sonhava era comprar meu primeiro fusca. É um carro que me lembra minha época de moleque, minha família tinha um, são boas recordações”, rememora.

Vitor faz parte do Clube do Fusca que hoje conta com 130 membros em todo país. Segundo ele, cada encontro de carros antigos é uma nova perspectiva que se abre. “Sempre aprendo mais, conheço novas pessoas, faço amizades, vejo carros diferentes, cada um tem suas particularidades, cada um tem uma história e cada história dessa merece ser preservada”, frisa.

 

(((Serviço)))

O 12º Encontro de Carros Antigos ocorre nos dias 22 e 23 de setembro. O horário de início do evento é às 9h no primeiro dia e às 8h no dia seguinte. Para prestigiar basta ir ao Centro de Eventos IBC localizado na Rua Hugo Lacorte Vitale, 46 – Vila Furquim em Presidente Prudente.

 

(((Olho)))

“É uma paixão, é nosso momento de trocar experiências. Para aqueles que gostam do assunto também é uma ótima opção de lazer, não ganhamos nada com isso, é a junção de paixões em comum”,

Fábio Mello

presidente da Cvapp e organizador do encontro

 

 


 

 

Publicidade

Veja também