Encarando o vestibular

OPINIÃO - Ellen Santini

Data 23/08/2019
Horário 01:21

Chegou a hora tão esperada e até temida pelos estudantes do ensino médio. Mas é também o momento de fazer bonito e garantir a vaga naquela tão sonhada faculdade, certo?

Mas, será que existe uma fórmula mágica para se dar bem nesse momento? É, a fórmula ainda não descobrimos, mas, para te ajudar, separei alguns itens essenciais para você se preparar para esse importante processo seletivo. 

Vamos lá? Faça um cronograma de estudos. Aproveite-o ao máximo para ler e tirar todas as suas dúvidas. A diversão também faz parte. Não adianta se entupir de ler livros e fórmulas e não tirar um tempo só para você. Descanse, saia com seus amigos. Controle a ansiedade. Muitas pessoas acabam se prejudicando em provas e testes devido ao nervosismo. Uma boa dica é fazer atividades físicas que “cortam” esse mal pela raiz. Acredite em você. Ninguém melhor do que você para saber o quanto investiu e se preparou para esse momento. Agora, autoconfiança é a palavra-chave.

No dia anterior da prova, alimente-se bem. Já no dia da prova, prefira alimentos saudáveis e leves. Você não quer correr o risco de passar mal durante a avaliação, não é? Com antecedência, separe seus documentos pessoais originais com foto. Atente-se e leve-os para não correr riscos desnecessários. Se a prova teve custos financeiros, é importante que você separe também o comprovante de pagamento.

Para o momento da prova, leve água mineral e alimentos ricos em energia. Manter-se hidratado favorece a sua concentração e se alimentar é importante para fornecer energia para otimizar seu raciocínio. Chocolates e barrinhas de cereais são ótimas opções. A sua prova será feita com caneta azul ou preta? Nada de levar apenas uma unidade. E se a caneta resolve falhar no meio da prova?

Chegue cedo ao local da prova. Isso facilita a logística e faz com que você não se prejudique devido a imprevistos que podem ocorrer a qualquer momento. Ao chegar ao local da avaliação, procure a sala em que você está inserido e procure saber se há sanitários e bebedouros nas proximidades. Na hora da prova, concentração total. Leia atentamente o que é pedido, vá resolvendo as questões que tem certeza e após, repasse tudo. Se você tiver que preencher gabaritos, lembre-se de prestar muita atenção e fazer a conferência antes da entrega.
E aí, tudo pronto para em breve ver seu nome na lista de aprovados?

Boa sorte!

Publicidade

Veja também