Empresa pede abertura de inquérito

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 24/02/2018
Horário 13:38

A Prudente Urbano representou criminalmente ontem o vereador Mauro Marques das Neves (PSDB), ao protocolar na CPJ (Central de Polícia Judiciária) o pedido de instauração de um inquérito para apurar a suposta prática de crimes contra a hora da empresa, após a possível publicação de um vídeo por parte do representado, que mostrava um veículo em manutenção. No documento, a empresa alega que o vereador incitou publicamente terceiros a se voltarem “raivosamente” contra ela, e diz que Mauro foi “irresponsável e cruel” na escolha do vocábulo. A reportagem procurou o legislador, que preferiu não se pronunciar até ter ciência do pedido.

O requerimento inicia com a fala de que em tempos “estranhos”, especialmente em razão das tecnologias digitais e das redes sociais, a representação criminal faz-se necessária, uma vez que diante de tal universo está presente a violência eletrônica, conhecida como cyberbulling. “Nesses casos, essa destruição de reputação tem o potencial de  alcançar toda uma população de uma cidade em questões de segundos, formando nessas pessoas opiniões distorcidas, induzidas e formadas por falácias e aleivosias ilustradas por imagens e até vídeos”, expõe.

O pedido de instauração de inquérito informa ainda que foi através de um vídeo gravado do veículo de número 1240, que tinha como itinerário Itatiaia – Maré Mansa, no dia 15 de fevereiro, e publicado na rede social Facebook, que Mauro teria, “travestido de fiscal do Legislativo”, difamado a reputação da empresa no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados. “Na ocasião, o representante, sem buscar saber o que acontecia, filmou a uma distância mediana um dos coletivos que se encontrava em manutenção e sem nenhum passageiro”, expõe.

O pedido ressalta que, enquanto filmava, “severas e gratuitas” críticas destrutivas eram proferidas, bem como teorias sobre o motivo da manutenção, e que, em seguida, o serviço prestado pelo mecânico foi tarjado de “gambiarra”. “Assim, agindo, Mauro Neves incitou publicamente terceiros a se voltarem raivosamente contra a representada, inclusive incitando a população a proferir ameaças e ofensas a outras pessoas que prestam serviços para a empresa, ao ponto de tecerem comentários aos veículos como ‘sucatas e lixos circulando nas ruas’”.

A Prudente Urbano, por fim, diz que a pessoa jurídica também é portadora de honra objetiva, e que, portanto, não pode ignorar os danos e abalos morais sofridos. Desta forma, a representante solicita a instauração do inquérito policial, para que ele apure os fatos causados pela publicação.

A reportagem entrou em contato com Mauro Neves por telefone no início da noite de ontem, mas foi informada de que ele não iria se posicionar até ter conhecimento do pedido.

Publicidade

Veja também