Empreendedora, prudentina transforma confeitaria em negócio

Iniciativa de confeccionar bolos por encomenda levou Mara Ângelo Gasques a criar a Mara Cakes, iniciar linha de produtos e lançar 3 livros de receitas

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 22/07/2018
Horário 05:01
Marcio Oliveira - Os três livros de Mara trazem receitas de bolos, doces e sobremesas
Marcio Oliveira - Os três livros de Mara trazem receitas de bolos, doces e sobremesas

Engana-se quem pensa que o empreendedorismo gastronômico começa apenas com a abertura de um restaurante. Há quem se destaque nesta área com projetos mais modestos ou despretensiosos e que, de uma hora para a outra, ganham força e se tornam negócios bem-sucedidos. É o caso da prudentina Mara Ângelo Gasques, que viu a iniciativa de fazer bolos por encomenda evoluir para uma marca própria – a Mara Cakes. O trabalho caseiro deu tão certo que, atualmente, a confeiteira ministra cursos em todo o país e até mesmo no exterior, mantém uma linha de produtos voltados a este segmento e agora lança o seu terceiro livro de receitas, intitulado “Simplesmente Mara: Deixando a vida mais doce”, cujo pré-lançamento ocorreu na manhã de ontem, na Dispan Alimentos, na Avenida Manoel Goulart, em Presidente Prudente. O lançamento oficial será feito hoje, na capital paulista, e seguirá para 11 cidades brasileiras.

Mara relembra que o período como confeiteira por encomenda começou em 2015 e durou muito pouco, precisamente dois meses. Na época, ela publicava as fotos dos doces em suas redes sociais, o que chamou a atenção de seguidores interessados nas receitas e em como prepará-las. A prudentina viu nos comentários a oportunidade de iniciar uma nova etapa: a ministração de cursos. As aulas começaram na própria Dispan e, aos poucos, foram levadas para outras cidades do mundo, como Milão, na Itália; Toronto, no Canadá; e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Para a empreendedora, o grande diferencial do seu trabalho é, além da oferta de receitas práticas para o público, o interesse de estabelecer um contato encorajador com os alunos. “No início das aulas, eu dou uma palestra de 45 minutos, com o objetivo de passar um pouco da minha história e inspirá-los a seguir no ramo. Quando saem da aula, eles comentam até mais sobre esse ponto do que a respeito das receitas”, expõe.

Além das receitas

A confeiteira conta que toda a sua família tem a “mão boa” para a cozinha, mas o gosto pela confecção de bolos, sobremesas e doces foi algo que ela mesma despertou em si. A partir de então, foi atrás de novos conhecimentos e participou de cursos profissionalizantes. O desejo de ir além de prover a receita, mas também os utensílios, surgiu mais tarde. Atualmente, sua marca possui 44 produtos, entre espátulas, derretedeira, suporte giratório, kits de bicos, entre outros. “As pessoas sempre queriam saber o material que eu utilizava para as minhas receitas, então, decidi lançá-lo com o meu nome”, ressalta.

E a vontade de continuar empreendendo não para por aí: ela tem planos de iniciar uma produtora para incentivar que outras confeiteiras produzam suas videoaulas ou tenham a chance de publicar seus livros. Ademais, pretende montar uma franquia de cafés. “O projeto está quase saindo do papel e quero levá-lo para outras cidades, mas é claro que a primeira loja será em Prudente”, adianta.

A confeiteira Elaine Estevan da Silva Fernandes, 33 anos, acompanha o trabalho de Mara pelas redes sociais e viajou de Araçatuba (SP) a Prudente somente para participar do pré-lançamento do livro de receitas e garantir seu exemplar. Ela relata que já está no ramo há 17 anos e, após um período trabalhando com confeitaria industrial, decidiu iniciar o seu próprio negócio dentro de casa. “Hoje, toda a minha renda é proveniente dos bolos e doces que confecciono”, pontua.

Publicidade

Veja também