Em tempos de internet, incentivar a leitura é um ato louvável

EDITORIAL -

Data 04/12/2018
Horário 04:00

Em tempos de internet, que se tem o “mundo” na palma da mão, pegar um livro para ler por prazer se tornou uma cena cada vez mais incomum, principalmente entre os mais jovens. Os estudantes, por vezes, leem por “obrigação”, por conta dos estudos. Porém, ler um livro é um ato que abre horizontes, expande o vocabulário, te remete a um mundo “imaginário” e te faz uma pessoa melhor, mais culta e, consequentemente, mais inteligente.

Então, por conta mesmo deste acesso facilitado à internet, poucos são os que propagam a leitura e motivam o outro a ler. Sendo assim, àquele que o faz, merece todo o respeito por este ato louvável. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Um ato de grande importância para o crescimento do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita.

Uma iniciativa louvável é a do professor Edson Teixeira Lopes, com o projeto chamado “Primeira Página”, como publicado neste diário na edição de domingo. De acordo com a publicação, a ideia surgiu em 2014, a partir de uma percepção dele sobre a situação dentro das salas de aula. Ele viu que eram poucos os alunos que gostavam de ler ou que tinham condições de adquirir um livro. E foi assim que começou a distribuir, de forma voluntária, alguns exemplares. Na ação de domingo, aproximadamente 850 livros foram doados em três horas. Somando com as edições, ao longo dos anos, somam mais de 6 mil livros concedidos, o que, para o docente, é sinônimo de felicidade. Vale lembrar que as doações de livros para o projeto podem ser feitas na Escola Estadual Hugo Miele, que fica em Presidente Prudente, na Rua Fagundes Varella, 1149, Vila Esperança, ou por meio da página do Facebook que leva o nome da ação.

Faça como o professor e seja um multiplicador da importância da leitura para o ser humano. Incentive!  Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico. Só se tem pontos positivos. Leia. Faça uma criança ler. Leia para alguém.

Publicidade

Veja também