Foto:

EM Professora Carmen Pereira Delfim

  • 26/02/2019 11:00
  • O Imparcial na Escola

Dias atuais

Considerando a função da educação nos dias atuais e que cabe ao professor favorecer a interação do aluno com a realidade social como condição para efetivo exercício de cidadania, vemos no jornal um material riquíssimo que oferece visão ampla e atualizada do mundo colocando todos que fazem parte desse processo como ser ativo e, consequentemente, participativo da realidade social e cultural, pois proporciona a vivência e reflexão da atualidade.

 

Recurso

Além disso, as fotografias, charges, quadrinhos, propagandas dentre outros gêneros trabalhados neste recurso proporcionam o enriquecimento da interpretação da realidade política e social e, principalmente o trabalho com a leitura e escrita na escola.

Recurso didático

Na EM Professora Carmen Pereira Delfim, o jornal O Imparcial foi utilizado, diariamente, em todas as salas de aula do ensino regular se caracterizando como um importante recurso didático aliado aos objetivos e expectativas de aprendizagem planejadas por cada professor.

Estratégias

As estratégias de ensino, nas salas de aula, variam, desde leitura diária sobre fatos e notícias até o uso aliado aos conteúdos das áreas do conhecimento, os gráficos e tabelas contidas no jornal O Imparcial possibilitou um rico trabalho na disciplina de Matemática, leitura, análise, interpretação e utilização das informações contidas.

Língua Portuguesa

Em relação às notícias e aos artigos, desenvolveu-se valoroso trabalho no conteúdo de Língua Portuguesa: leitura e interpretação; produção de textos argumentativos e de opinião; leitura e análise de variados gêneros textuais: notícias, artigos, textos científicos, poemas, dentre outros.

Cantinho da Leitura

1º Ano A e C: O jornal foi usado diariamente no Cantinho da leitura com objetivo de incentivar a leitura e favorecer a escrita e oralidade dos alunos. foi um instrumento valiosíssimo para trabalhos em grupo, em trio e em duplas, escolhiam afigura/imagem no jornal usando as mais diversas formas de criatividade facilitando o processo de ler e escrever

Jornal na Escola

2ºs Anos A e B: Os alunos dos 2º ano A e B realizaram durante todo ano letivo um trabalha na sala em parceria com a família, “Jornal na Escola”. A criança levou o jornal para casa e juntamente com os responsáveis fez o manuseio do jornal. Após escolher a matéria/notícia, comentaram e fizeram registro no caderno ilustrando ou colando a imagem fazendo os comentários necessários.

Compreensão

4º Ano A e B: O trabalho com o Projeto Jornal possibilitou ao aluno compreender o que é um jornal, com relação a sua estrutura, cadernos e assuntos abordados. Permitiu o desenvolvimento do senso crítico do aluno, ao expor sua opinião mediante a notícia que considera importante, ou mais interessante. Contribuiu de forma consciente a importância de obter informações atualizadas, que o jornal possibilita. Por meio de trabalho em grupo, com entrega do jornal, e estimular o aluno a buscar uma informação de seu interesse, para apresentar aos demais colegas de classe.

Cantinho da leitura: objetivo de favorecer a escrita e oralidade (Professores: Nair e Maria)

 

Criança levou jornal para casa e leu com os responsáveis (Professoras: Simone e Magda)

 

Trabalho com o projeto jornal possibilitou ao aluno compreender o que é um jornal

ÚLTIMAS DO AUTOR

EM PADRE EMÍLIO BECKER

  • 16/04/2019 11:00

EM “DR. PEDRO FURQUIM”

  • 02/04/2019 10:00
O Imparcial na Escola

O Imparcial na Escola

O Imparcial na Escola é um programa socioeducativo, idealizado por esta folha, de responsabilidade social, com objetivos múltiplos dentro do campo da educação, com fomentos à leitura, à escrita, à criticidade, entre outros, aplicando o conteúdo deste diário em sala de aula de forma multidisciplinar e tratando de temas transversais: ética, cidadania, direitos e deveres.

PUBLICIDADE