Em operação, Cetesb fiscaliza 966 veículos e autua 30

Realizada ontem, ação é intensificada durante o inverno, cujas condições climáticas favorecem fenômeno de inversão térmica e ocorrência de problemas respiratórios

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 17/08/2018
Horário 05:12
José Reis - Cartela compara intensidade da fumaça com tons colorimétricos
José Reis - Cartela compara intensidade da fumaça com tons colorimétricos

Entre 966 veículos fiscalizados durante o segundo dia da Operação Inverno, em Presidente Prudente, 30 devem ser multados pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) por emissão excessiva de fumaça preta. A ação, que busca impedir episódios agudos de poluição do ar, ocorreu ontem, das 8h às 14h, próximo à Base da Polícia Militar Rodoviária, na Rodovia Raposo Tavares (SP-270). A coordenadora dos trabalhos, Lídia Regina Prota, explica que as fiscalizações são intensificadas neste período do ano, uma vez que o inverno favorece a inversão térmica. O fenômeno consiste na formação de uma camada de ar quente sobre a cidade que impede a dispersão dos poluentes. Com isso, cresce a incidência de problemas respiratórios.

Lídia esclarece que, para aferir as emissões que saem dos tubos dos escapamentos, os fiscais utilizam a Escala de Ringelmann, uma cartela que permite comparar a intensidade da fumaça com os tons colorimétricos impressos. Este método possibilita ainda que os trabalhos sejam executados sem a necessidade de parar os veículos pesados e abordar seus condutores, considerando que, para tanto, a ação teria que ser acompanhada por agentes policiais. Ela acrescenta que o Estado dispõe de dois pontos em que há a abordagem direta. Nesses locais, os profissionais fazem uso do opacímetro, aparelho que mede a concentração de material particulado presente na fumaça expelida.

Conforme a coordenadora, desde que as ações começaram a ser promovidas, caiu o número de veículos em desconformidade. Este recuo vai ao encontro dos interesses da Cetesb e da pasta estadual, que buscam conscientizar os motoristas acerca da importância de manter em dia a regulagem dos motores. O valor básico da autuação para quem não faz a regularização é de 60 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), que correspondem à soma de R$ 1.542. A Cetesb complementa que, após o recebimento da notificação, os condutores multados podem consertar seus veículos em uma oficina credenciada pelo órgão para obter uma redução de 70% no valor da autuação.

SAIBA MAIS

Conforme a Cetesb, as partículas sólidas e líquidas, denominadas como material particulado, ficam suspensas na atmosfera e podem penetrar as defesas do organismo, atingir os alvéolos pulmonares e ocasionar mal-estar, irritação dos olhos, garganta e pele, dor de cabeça, enjoo, bronquite, asma e até câncer de pulmão.

Publicidade

Veja também