Em evento, Prudente adere ao programa Internet para Todos

PRUDENTE - Da Redação

Data 13/03/2018
Horário 11:21

A secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, representou a Prefeitura de Presidente Prudente em cerimônia realizada ontem, em Brasília (DF), e participou do evento de assinatura do termo de adesão do programa Internet para Todos. A cerimônia ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil e contou com a presença do presidente Michel Temer (MDB).

Para a implantação do programa, cabe ao município a indicação dos locais para instalação das antenas e garantia na segurança dos equipamentos, arcando somente com despesas de energia elétrica. O programa Internet Para Todos é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Ele beneficiará uma fatia da população hoje excluída da rede mundial de computadores, democratizando o acesso à informação e aos serviços públicos hoje disponíveis online.

A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos. O Internet para Todos oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.

 

O programa

Conforme informações da Folhapress, o Internet para Todos oferece acesso à internet de alta velocidade por meio de um satélite geoestacionário. Ao todo, 2.260 cidades deverão ser beneficiadas pela iniciativa em sua primeira fase, por meio da instalação de antenas para distribuição do sinal de internet. A expectativa é de que o programa tenha duração de pelo menos 18 anos, tempo de vida útil do satélite.

A previsão é de que cada antena tenha um raio de conexão de um quilômetro e meio e a ideia é de que elas sejam colocadas próximas de escolas e hospitais públicos. A instalação será custeada pelo governo federal. Caberá aos municípios garantir a segurança da área, arcar com as despesas de energia elétrica e determinar os locais de instalação.

As primeiras antenas devem ser entregues em maio e a meta é a instalação de 200 por dia. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, contratada pela Telebras. Segundo o governo federal, o custo de utilização do sinal de internet será reduzido.

Com Secretaria Municipal de Comunicação e Folhapress

Publicidade

Veja também