EM Dr. Carlos Braga

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 19/02/2019
Horário 08:30
Cedida
Cedida

Sabe-se que o jornal é de suma importância para o trabalho em sala de aula, pois traz textos com características distintas, fotografia, recursos gráficos, e, além disso, é fonte de informação sobre o mundo atual. Na EM “Dr. Carlos Braga” o Projeto Jornal foi desenvolvido por todas as professoras do ensino fundamental, a saber: Francielle Ismael Gonçalves, professora dos alunos do 1º e 2º ano, sala multisseriada; Yara Laís Guardacioni Leite, professora da turma do 3º e 4º ano – multisseriado – e professora Rosiane Fortunato Goes, do 5º ano.

Leitura

Durante todo o segundo semestre do ano letivo de 2018, alunos e professoras do ensino fundamental realizaram atividades com jornal no intuito de familiarizá-los com este portador de texto de informações diversificadas, aproximá-los dos comportamentos característicos de um leitor de jornal, incentivá-los a tornarem-se leitores deste tipo de publicação e também, produzirem materiais de autoria para serem publicados no jornal O Imparcial. Assim, semanalmente os educandos tiveram contato direto com jornais, por meio de diversas atividades como, por exemplo: exploração do material, roda do jornal, leitura de notícias, manchetes, realização de pesquisas, consultas nos classificados, entre outras.

 

Objetivo específico

A professora do 1º e 2º ano teve como objetivo específico para sua turma, apresentar a estrutura do jornal impresso, explorando seus cadernos e sessões; estudar os temas referentes às doenças mais frequentes no verão para produzir materiais a serem publicados no jornal; confeccionar um desenho com os erros mais comuns em relação à procriação do mosquito Aedes Aegypti; produzir um caça palavras com as doenças que mais se proliferam no verão. A princípio foi explorada a estrutura do jornal impresso.

 

 

Texto

Foram lidos os cadernos infantis de diversos exemplares jornalísticos, para que os alunos visualizassem o portador textual onde suas produções seriam veiculadas. Por fim a professora sugeriu a produção de um caça-palavras contendo o nome das doenças pesquisadas. As crianças se mostraram empolgadas e desenvolveram a atividade coletivamente. Foi montado um grande quadro quadriculado na lousa onde as crianças acrescentavam letra a letra dos nomes das doenças, dentro de cada quadradinho, e completavam com letras aleatórias os demais quadrinhos. Para não se perderem na construção da atividade, a professora a iniciou com a escrita de uma lista de doenças que fariam parte do jogo – caça-palavras.

 

 

Roda de jornal

A atividade permanente de roda de jornal contribuiu para a familiarização dos alunos com um portador de texto que traz informações diversificadas. Ao ler e discutir notícias e reportagens as crianças se informam, aprendem mais sobre determinados assuntos, formam opiniões, conseguem expressar e debater ideias, associando o seu conhecimento de mundo a interpretação do texto lido. A proposta permanente de roda de jornal favorece o desenvolvimento do trabalho com textos argumentativos da esfera jornalística, carta de leitor, artigo de opinião e debate, aproximando os alunos gradativamente dos comportamentos típicos de um leitor de jornal.

 

4º bimestre

No decorrer do 4º bimestre, com o objetivo de realizar atividades que propiciem a reflexão sobre a urgência em modificar os hábitos alimentares e analisar e selecionar os alimentos que devemos consumir no verão, visando produzir um texto informativo com o tema “Alimentação saudável e alimentos que devem ser consumidos no verão”, os alunos realizaram atividades voltadas para a compreensão da necessidade de analisar e modificar os hábitos alimentares, visando garantir o bom funcionamento do nosso organismo. Foram realizadas pesquisas individuais e em duplas, na sala de informática da escola e atividades práticas de construção da pirâmide alimentar, classificando os alimentos por grupos.

 

 

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