EM Domingos Ferreira de Medeiros

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 19/03/2019
Horário 10:00

A continuidade do Programa Socioeducativo O Imparcial na Escola demonstrou resultados positivos também no 2º semestre de 2018 na Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, tanto no ciclo de alfabetização como no de pós-alfabetização. O trabalho com o jornal em sala de aula tem se firmado como eficiente instrumento para o desenvolvimento de capacidades importantes para os alunos como a oralidade, fluência leitora e formação de opinião a partir da leitura de acontecimentos cotidianos. A variedade de gêneros textuais possibilita a plena utilização do material como uma rica fonte de informações. É possível verificar a partir da execução das atividades que o trabalho com o jornal engloba satisfatoriamente todos os anos (ciclo de alfabetização e pós-alfabetização) da esfera escolar, consolidando-se como uma ferramenta pedagógica indispensável, pois contribui diretamente para a formação de leitores críticos e conscientes.

1º ano C

Ao utilizar o jornal em sala de aula, o 1º ano C da professora Katiele Guerrero, o conteúdo de Matemática, juntamente com o que foi trabalhado no material didático Emai, no qual os alunos aprenderam sobre o clima (previsão, temperatura, etc). A atividade consistiu em solicitar que os alunos procurassem nos jornais a previsão do tempo para nossa cidade, depois fizessem um gráfico com a mínima e a máxima. A professora separou a turma em cinco grupos e, distribuiu jornais de dias diferentes, solicitou que cada grupo achasse a previsão do tempo em seus jornais e em uma folha a parte registrasse os dados obtidos. “Os alunos foram bastante participativos durante a atividade e puderam, através do manuseio e uso do jornal, identificar seus cadernos e informações importantes, que no caso era a previsão do tempo que estávamos estudando. O uso do jornal em sala de aula foi de grande importância, pois podemos trazer para a realidade da nossa cidade o que estávamos estudando no livro do Emai, ao mesmo tempo em que aprendem a manusear o jornal, aprendem também o conteúdo e a importância que o jornal ainda tem nos dias de hoje”, diz a professora.

3º ano A

A realização do trabalhado desenvolvido em sala do 3º ano A da professora Andrea Maria da Silva Ribeiro com o jornal garante ao aluno uma variedade de assuntos que são abordados nas matérias. Também é interessante observar a interação de todos os alunos e o envolvimento no contexto de elaboração e apresentação do que é realizado em sala de aula. O jornal é mais uma importante ferramenta para que o professor aborde temas atuais como: cidadania, esporte, cultura, saúde pública, enfim a atualidade fazendo parte do cotidiano do aluno. Isso agrega ainda mais conhecimento em sua aprendizagem. Ao desenvolver atividades com o jornal o aluno interage com os demais colegas de classe, utiliza a leitura, argumenta sobre os fatos ocorridos, transcreve resumindo o foco principal da matéria e principalmente compartilha a notícia com muitas outras pessoas na escola, em casa com familiares gerando assim uma propagação de notícias.

4º ano B

O trabalho como um todo foi muito produtivo no 4º ano B, da professora Márcia Adriana Leite, a parceria entre Secretaria Municipal e o jornal O Imparcial veio de encontro aos objetivos relacionados a um ensino de qualidade que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, mas que apoiado em diferentes instrumentos e estratégias amplia os horizontes dos mesmos que se apropriam da língua no uso da mesma em todos os contextos sociais. A sala, de um modo geral, demonstrou interesse pelo trabalho desenvolvido.

5º ano A     

O trabalho com jornal O Imparcial na sala do 5º ano A da professora Maria Aparecida Coelho Guimarães, tem como objetivo, fazer com que o aluno seja capaz de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico. Também ser capaz de questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos grandes meios de comunicação. Para desenvolver habilidades e competências em saber identificar as informações básicas contidas em uma notícia; avaliar se o texto é claro; localizar, em um mapa, o lugar onde o fato, descrito no jornal, ocorreu, bem como o lugar onde a reportagem foi redigida; compreender que as informações produzidas pelos grandes meios de comunicação podem valorizar (exagerar) ou omitir determinados fatos atendendo interesses, opiniões e acordos e perceber que o jornal pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, mas deve ser usado de forma crítica.

A professora separou a turma em cinco grupos

Com jornal, aluno interage com os demais colegas

Sala demonstrou interesse pelo trabalho desenvolvido

Jornal colabora com leitura e senso crítico dos alunos

Publicidade

Veja também