Em data dedicada ao samba, intérprete comemora e diz que gênero “está em alta”

Em Prudente, data foi institucionalizada em 2017 e recebeu famosos como Jorge Aragão, Ferrugem e Demônios da Garoa na cidade neste ano

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 02/12/2018
Horário 05:48

Música alto astral! No Dia Nacional do Samba, um dos nomes mais conhecidos em Presidente Prudente fala um pouco sobre sua paixão de meio século pelo gênero mais que brasileiro. Laercio Sabiru Custódio, conhecido como Sabiru, o rei das mulatas, de certo modo representando a todos os intérpretes, sambistas prudentinos, apaixonados pelo ritmo dançante!

Para quem não sabe, o Dia do Samba surgiu a partir da iniciativa de um vereador baiano chamado Luis Monteiro da Costa, com a finalidade de homenagear Ary Barroso que tinha composto o sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca tinha ido à Bahia. E foi nesta data que ele visitou a capital Salvador pela primeira vez.  

A comemoração foi se espalhando pelo país e atualmente duas cidades costumam celebrar o Dia do Samba, Salvador e Rio de Janeiro. Em Presidente Prudente a data foi institucionalizada a pedido do vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), no ano passado.

Sabiru lamenta nesta data apenas por não ter um local específico na cidade voltado ao samba. Uma casa própria. Mas, comemora e diz que o samba está em alta e que a mídia divulga mais os valores que têm.

 

 

Quem samba vive melhor e é feliz, que o diga os que passaram pelo samba e pela vida como Ataulfo Alves, Adoniran Barbosa, Mussum e tantos outros bambas com sambas lindos cantados até hoje!”,

Sabiru,

sambista

“Tanto que o show de maior público na Expo Prudente, este ano, foi do sambista Ferrugem, até então não muito popular em São Paulo por ser do Rio de Janeiro. Mesmo assim consegue arrastar multidões devido as composições executadas. O Thiaguinho está em uma fase boa, a semana passada esteve em Maringá [PR] em um grande show! O Mumuzinho vencendo o ‘Show dos Famosos’, do Faustão, resgatando o brilho do samba com grandes interpretações. Hoje o samba se desenvolve bem no Estado de São Paulo não devendo nada ao Rio”, pontua Sabiru.

 

Sucesso

Sabiru vibra, pois vê que atualmente o samba vem se equiparando com o sertanejo. Ele aponta que inclusive, todas as festas de rodeios hoje tem que obrigatoriamente ter sambistas, exigência do público.

“O funk foi uma onda passageira que permaneceu por muito tempo, mas não renovou, desgastou e está saindo de moda. Por isso que o samba está em um momento bom. Samba será sempre samba devido as letras que contam histórias verdadeiras em poesia!”, exclama o sambista mencionando mais duas grandes atrações do samba que vieram à Prudente este ano, os Demônios da Garoa, no Tênis Clube e Jorge Aragão que segundo ele fez um espetáculo lindo com públicos acima da média, no Sesc Thermas.

O sambista cita ainda a formatura de Medicina que teve no palco, animando a festa no campus 2, o cantor Thiaguinho. “Então veja que máximo, promoções ousadas quando não poderíamos fazer isso se não estivesse em alta, se não acreditássemos no momento do samba. Ah se o samba não existisse [gargalha]. Eu estaria morto, pois não sei pescar [gargalha novamente]. Esse é o meu pensamento. Viva o samba. Quem samba vive melhor e é feliz, que o diga os que passaram pelo samba e pela vida como Ataulfo Alves, Adoniran Barbosa, Mussum e tantos outros bambas com sambas lindos cantados até hoje!”, exclama Sabiru.

 


 

 

Publicidade

Veja também