Em campanha, Corpo de Bombeiros se mobiliza para doação de sangue

Ação do 14º GB de Prudente busca reverter déficit nos estoques enfrentado pelos núcleos de hemoterapia durante o inverno

PRUDENTE - André Esteves

Data 26/07/2017
Horário 14:03
Cedida/AI do HR, Campanha Bombeiro Sangue Bom se estende até fim de julho, com a expectativa de atingir público interno e sociedade civil
Cedida/AI do HR, Campanha Bombeiro Sangue Bom se estende até fim de julho, com a expectativa de atingir público interno e sociedade civil

O 14º GB (Grupamento de Bombeiros) de Presidente Prudente promove até o fim do mês a campanha Bombeiro Sangue Bom, que busca incentivar o seu público interno, bem como a comunidade em geral, a reservar uma hora do dia para a doação de sangue. De acordo com responsável pelo Setor de Assuntos Civis do Corpo de Bombeiros, tenente Diego Pecoraro, a expectativa é que a ação alcance quase a totalidade do atual efetivo, composto por cerca de 350 militares.

Segundo Diego, a campanha nasceu com o objetivo de reverter o déficit enfrentado pelos núcleos de hemoterapia durante esta época do ano, marcada por queda nas temperaturas e férias escolares, fatores que reduzem a procura nas unidades hospitalares. “Assim como a nossa missão é salvar vidas, a população também pode ajudar doando sangue”, expõe. Na manhã de ontem, a bombeiro militar Bianca Ighinis Ferreira Burbulho esteve no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo a fim de fazer a sua parte. “Quando a gente tem disponibilidade, por que não praticar o bem? É importante pensar no próximo, pois não sabemos quando também iremos precisar”, considera.

Para o médico responsável pelo Banco de Sangue do HR, Luiz Antonio Nascimento Bressa, campanhas como a do Corpo de Bombeiros vêm para somar-se às ações já realizadas pelo hospital, tendo em vista que, nesse período do ano, os estoques sofrem queda de 30%. “Um número que já é baixo fica ainda pior. Embora o nosso chamado seja contínuo, o que precisamos de fato é uma mobilização maior da sociedade civil. O sangue é insubstituível. Se eu tiver um paciente com necessidade de transfusão, não há alternativa. Eu preciso transfundir”, comenta.

Atualmente, é coletada na unidade uma média mensal de 1,1 mil bolsas de sangue, no entanto, cerca de 1,5 mil pessoas chegam a passar pelo núcleo. Acontece que a cada 100 interessados, 30 são bloqueados por não estarem em condições de doar o sangue, explica o responsável. “Normalmente, essas pessoas têm um problema de saúde que as prejudicariam caso fizessem a doação. Isso faz com que nosso aproveitamento não seja tão grande”, esclarece.

Luiz Antonio destaca que cada cidadão com potencial para ser doador é capaz de ajudar de 3 a 4 pacientes, dependendo da forma como a bolsa de sangue é fracionada. Ele salienta que qualquer pessoa pode ser uma candidata, basta ter idade entre 16 e 69 anos e estar saudável. “O interessado passa pela triagem e, se estiver apta, já realiza a coleta”, relata. O Banco de Sangue do HR abre de domingo a domingo, inclusive feriados, das 7h às 17h. Ao se apresentar no local, o indivíduo deve estar munido com o RG.

 

PARA DOAR SANGUE, É PRECISO:

- Ter entre 18 e 60 anos de idade;

- Peso mínimo de 51 quilos;

- Ser saudável;

- Estar descansado;

- Não consumir bebida alcoólica há 12 horas;

- Evitar alimentos gordurosos 24 horas antes da doação.

Publicidade

Veja também