Ejest: de graduando a profissional

Empresa Júnior de Estatística realiza trabalhos a empresas e pesquisadores da região, além de proporcionar experiências do mercado de trabalho a alunos da FCT/Unesp

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 24/10/2019
Horário 09:28
Paulo Miguel - Graduandos têm experiências profissionais na empresa júnior
Paulo Miguel - Graduandos têm experiências profissionais na empresa júnior

A estatística se apresenta como ciência indispensável nos dias de hoje. As empresas, por exemplo, precisam conhecer o perfil de seus clientes, realizar pesquisas de mercado, prever lucros e prejuízos. Na Ejest (Empresa Júnior de Estatística), sediada na FCT/Unesp (Faculdade Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, o trabalho estatístico se une na formação de profissionais que estagiam e aprendem no local.

Três destes graduandos que se dedicam na empresa são Fernanda Galerani, Vitor Kassab e Juan Garcia Ruiz, todos com 19 anos e estudantes do segundo ano de Estatística. Eles descrevem uma curiosidade: ainda que atendam empresas interessadas em serviços estatísticos, o maior público da Ejest são pós-graduandos que buscam comprovação científica de seus trabalhos.

“Atuamos tanto no levantamento de dados para trabalhos científicos, como para alinhar dados pré-prontos”, explica Fernanda. Os serviços prestados na Ejest possuem um preço, bem abaixo do valor de mercado, enfatizam, e todos os recursos são transformados em melhorias para a própria empresa e capacitação para cerca de duas dezenas de colaboradores, entre estagiários e orientadores, ou seja, não possui fins lucrativos.

O professor responsável pela empresa júnior é o coordenador do curso de Estatística da FCT/Unesp, Mario Tarumoto. Ele orienta e gere a equipe, e principalmente, junto ao corpo de docentes, ensina profissionais que têm ciência da importância da estatística para a sociedade.

“Quem cuida das empresas júniores em São Paulo é a Fejesp [Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo]. Ela incita projetos de impacto social, ligados a temas propostos pela ONU [Organização das Nações Unidas]. Todos os anos, evoluímos em busca de novos projetos”, salienta Juan.

SERVIÇO

Contatos da Ejest:

Telefone: 3229-5413

Instagram: @ejest.unesp

Site: www.ejest.com.br

E-mail: ejest.unesp@gmail.com

Plantões: Na sede da empresa, na FCT/Unesp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Publicidade

Veja também