Eixo de ônibus escapa e danifica portão em PP

Motorista havia acabado de deixar a última passageira no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, antes do ocorrido; ninguém se feriu

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 02/02/2018
Horário 13:21

Susto foi a palavra síntese da manhã de ontem para alguns moradores do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, em Presidente Prudente. Em meio à Rua Jasson Duarte D’Arce, o eixo traseiro de um ônibus da Prudente Urbano se soltou e atingiu o muro de uma residência. O veículo do transporte público fazia a linha Ana Jacinta x Vila Furquim, e tinha acabado de deixar a última passageira que ocupava o itinerário naquele horário. Ninguém se feriu. A Polícia Militar foi acionada para acompanhar o atendimento da ocorrência.

“Eu estava no quintal de casa e escutei o ônibus passando. Minutos seguintes, a única coisa que eu ouvi foi um barulho no muro e no portão. Na hora eu pensei que um caminhão tinha entrado em casa”. Esse é o depoimento de Meire Lúcia Costa da Silva, 49 anos, dona do imóvel atingido pelo eixo do veículo. Ela conta que pouco tempo antes do acontecido, estava na rua. “Felizmente ninguém se machucou, mas o susto foi grande”, completa.

Porém teve prejuízo. Meire relata que o lado esquerdo do portão da casa foi o mais atingido, tanto que precisou ser derrubado por completo. No momento da entrevista, ela mencionou que o lado direito continha rachaduras e estava prestes a cair. Contudo, um responsável da empresa e o próprio motorista, ainda de acordo com ela, avisaram que um engenheiro seria encaminhado ao local para verificar os estragos e dar início aos reparos.

Moradora da rua, Lourdes Silva Takeuti, 50 anos, que é vizinha de Meire, também foi protagonista do susto vivido. Ela, que estava em um ponto de ônibus à espera de outra linha, avistou o veículo descendo a rua, e em seguida ouviu o barulho do eixo se soltando. “Na hora eu não tive reação, pois eu vi o veículo vindo em minha direção e o motorista tentando manobrá-lo para não atingir algo e nem ninguém”, conta. Lourdes também lembra que do outro lado da rua havia crianças brincando, que também se assustaram com o ocorrido.

No caso da dona Meire, a própria diretora da Pudente Urbano, Mariângela Silva Gonçalves, deixou claro que uma equipe da empresa está acompanhando a situação da moradora e que o custo com reparos serão arcados por eles. “Foi uma fatalidade e, assim como sempre fizemos, estamos prestando apoio à família que foi prejudicada. Felicitamos o fato de ninguém ter se machucado”, argumenta.

 

Eu estava no quintal de casa e escutei o ônibus passando. Minutos seguintes, a única coisa que eu ouvi foi o barulho no muro e no portão

Meire Lúcia Costa da Silva,

dona do imóvel atingido

 

Regular”

O veículo protagonista da situação foi encaminhado ao pátio da Prudente Urbano. A reportagem esteve no local. O chefe de mecânica da empresa, Marcos Antônio de Oliveira, avaliou as condições do veículo e do eixo, e explicou que a situação trata-se de uma “fatalidade”. De acordo com ele, a parte do veículo em si é lubrificada a cada 3 mil quilômetros rodados e não há desgastes nas peças. “O veículo foi revisado recentemente e está regular”. A empresa investiga o ocorrido.

Nas redes sociais, a situação chamou a atenção da população, que comentou sobre o pneu do veículo estar “careca”. Sobre isso, Marcos salienta que a peça está em condições de uso, uma vez que segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que implica que o sulco dos pneus (o risco de demarcação), deve estar no mínimo com 1,6 mm (milímetros) de profundidade. “O lado direito está com esse tamanho e o direito com 2 mm, pois foi trocado recentemente”, garante.

Sendo assim, o que pode ter provocado o acidente ainda segue sem explicação, até mesmo para quem o conduzia. Rafael Novaes, motorista do ônibus, que não se feriu, lembra sobre a situação de ter desembarcado a última passageira e seguiu viagem normalmente. Logo em seguida, ele escutou o barulho, verificou a queda da parte traseira do ônibus e a separação do eixo, que resultou no susto. “Fiquei feliz por não ter machucado ninguém e nem a mim, e já entrei em contato com a Polícia Militar e a empresa”, conclui.

Publicidade

Veja também