Ei pais, vamos à leitura?

Papai Educa

COLUNA - Papai Educa

Data 11/12/2017
Horário 11:00

Ler sempre foi um dos meus prazeres. Na adolescência me deliciava em obras de aventuras. Quem se lembra da série Vaga-Lume, uma coleção lançada pela Ática a partir dos anos 70? “A Ilha Perdida”, “Menino de Asas”, “Cem Noites Tapuia”, “Tonico e Carniça” e tantos outros que me fizeram viajar pelo mundo da imaginação. Isso sem contar aquelas obrigatórias do ambiente escolar. Hoje, quase não tenho tempo para os livros. Leio-os a prestações. Muitas vezes, preciso voltar páginas para me sintonizar... Ah, que saudade do tempo em que me sobrava mais tempo...

Com dois filhos pequenos, a maioria das literaturas que toco é infantil. Os primeiros chegaram antes mesmo que eles existissem. Lembro-me do dia em que um ambulante passou no meu primeiro emprego. Eu deveria ter uns 15 anos. Comprei uma coletânea com as principais histórias da Disney. Guardei-a a sete chaves até que eu pudesse lê-la para um filho meu. O dia chegou há alguns anos. Já passamos diversas vezes por suas páginas.

Ainda casado, sem filhos, a imersão era uma rotina. A média de leitura chegou a 20 livros por ano. Atualmente, em casa, os exemplares estão presentes, com as crianças, no banho, nas brincadeiras, na hora de dormir... Meu primogênito está fascinado por histórias. Além de ouvir, quer repeti-las, alimentando com sua criatividade e imaginação. O bebê já manipula seus livros plásticos, coloridos... Do mesmo modo, já possibilitamos este contato para que o desejo de ler seja uma realidade em meio à tecnologia que salta aos olhos dos pequenos, em multitelas.

Quando pensamos na estrutura do quarto dos meninos, além das acomodações para o sono, tudo que me vinha à mente era planejar uma estante ou nichos nos quais pudessem estar dispostos todos os livros e brinquedos de forma acessível. Assim sendo, quando quisessem, poderiam retirar o objeto pretendido. Conseguimos.

Às vezes, é uma trabalheira só, pois tudo vai para o chão de uma única vez. Ensiná-los a organizar é a tarefa em andamento. Aos poucos, com esforço, tem dado certo.

O Instituto Pró-Livro, em sua quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada ao Ibope Inteligência e considerada o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, aponta que 33% dos entrevistados sofreram a influência de alguém para começar a gostar de ler. Destes, 4% alegaram que o pai ou o responsável do sexo masculino foram seus influenciadores.

A pesquisa aponta ainda que, em relação ao hábito de leitura do pai, 17% dos ouvidos leem com frequência, 24% leem às vezes e 53% nunca leem. Para o estudo, foram abordadas 5.012 pessoas.

A figura paterna tem papel fundamental de influenciador da leitura dentro de casa. Criar novos leitores é investir em cidadãos mais pensantes, críticos, com possibilidade de raciocínio rápido e de fácil interpretação. Isso sem falar do enriquecimento ao vocabulário, à escrita e como exercício de fixação de conteúdos específicos. Além disso, estreitam a relação afetiva entre o narrador e ou ouvinte.

Muitos adultos não têm paciência para ler com a criança. Não incentivá-la é subtrair esta viagem ao conhecimento por meio da leitura. Ainda precisamos melhorar o retrato deste hábito nos nossos lares. Os livros estão disponíveis em bibliotecas públicas, privadas, são ofertados gratuitamente por empresas e entidades e explorá-los se torna obrigação. Ao mesmo tempo em que se faz indispensável o estabelecimento de políticas de fomento para momentos literários à população, os pais devem arregaçar as mangas e partir para a aventura de se deliciar entre as ilustrações e textos. Mas siga com a certeza que o caminho não tem volta, pois a paixão é garantida.

 

dicas de leitura

Amanda no país da consciência

O livro traz a história de uma garota que luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti e faz campanha de orientação para alertar as pessoas da escola onde estuda sobre os riscos que elas correm. No retorno às aulas, Amanda sente a falta da amiguinha Lud, acamada pela dengue. Ao chegar em casa, ainda inconformada pela ausência da amiga, busca informações sobre a doença em livros, revistas e sites informativos. Em uma viagem surpreendente, ela descobre os meios eficazes de combater o mosquito transmissor de muitas doenças, como a dengue, zika e chikungunya.

Ficha Técnica

Autor: Leonardo Mendes Cardoso

Ilustrações: Fabiana Salomão

Editora: do Brasil

Páginas: 40

Preço: R$ 42,10

 

Madeline Finn e Bonnie

Na escola da protagonista Madeline Finn, a professora dá um adesivo para quem lê bem em sala de aula, mas a garota não consegue ganhar nenhum, pois ela não consegue ler em voz alta. Porém, certo dia, sua mãe decidiu levá-la à biblioteca e Madeline se deparou com algo inusitado: viu crianças lendo histórias para... cachorros! E ela poderia ler para Bonnie, uma linda cadela branca que parecia um urso polar. A menina gostou da ideia e percebeu que o bichinho não dava importância nenhuma quando ela errava, bem diferente de seus colegas de classe.

Ficha Técnica

Tradutor: Leníce Bueno

Ilustração: Lísa Papp

Editora: Salamandra

Páginas: 32

Preço: R$ 42

Publicidade

Veja também