Eficiência na investigação de crimes resulta em confiança

  • 02/05/2019 06:40

O resultado satisfatório alcançado em uma investigação criminal requer conhecimento e intensa análise por meio dos profissionais atuantes na área, a fim de trazer soluções rápidas que condenem a autoria e contribuam para a diminuição dos índices criminais. Além dos fatores mencionados, o trabalho em equipe é essencial para alcançar tais respostas que são cobradas pela sociedade. Na Delegacia Participativa, que abrange a região de Presidente Prudente, os números de crimes esclarecidos no primeiro trimestre deste ano foram positivos. Conforme dados noticiados nesta semana por este diário, nos três primeiros meses, a Polícia Civil registrou 116 ocorrências de crimes graves envolvendo homicídio, roubo e furto/roubo de veículo. Do total, 74 foram solucionados dentro do mesmo período, equivalente a 63,79% do registro.

Os crimes contabilizados no balanço são os considerados de maior gravidade que a SSP (Secretaria de Segurança Pública) se comprometeu a reduzir os riscos. Porém, isso não quer dizer que os demais casos foram “abandonados”, uma vez que o trabalho investigativo pode durar mais tempo quando são necessários outros materiais para contribuírem com as conclusões. Mesmo com a agilidade do trabalho da Polícia Civil, há situações em que a investigação demanda mais tempo por falta de testemunha, por exemplo, o que em algumas vezes resultam sem esclarecimentos. Apesar destas situações, os crimes não deixam de ser monitorados, uma vez que o compromisso é levar respostas ao conhecimento dos munícipes. 

Como afirmado pela delegada seccional, Ieda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras, o resultado satisfatório que vem sendo alcançado nos esclarecimentos está relacionado ao “comprometimento” das polícias Civil e Militar que atuam na região. E é justamente esta parceria que permite que a sociedade esteja mais confiante no trabalho desempenhado pelas autoridades regionais, o que também enfatiza a afirmação de que a região de Prudente está entre as que têm registrado queda nos índices criminais no Estado de São Paulo. Para que este trabalho continue a ser positivo, também é importante a participação da comunidade, que pode entrar em contato com as polícias para denunciar possíveis condutas que estejam gerando incertezas em determinada situação. Desta forma, a confiança no trabalho policial tende a fortificar.