Educar crianças é prevenir futuro, aponta Semav

Com palestra do projeto Socorrista Mirim, programação especial de conscientização em vias públicas segue até o dia 25

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 19/09/2018
Horário 06:54
Prefeitura de Prudente - Abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito levou projeto Socorrista Mirim para crianças
Prefeitura de Prudente - Abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito levou projeto Socorrista Mirim para crianças

“Respeite o trânsito, respeite a vida, nós respeitamos você”. É com este lema que a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) inaugurou ontem, em Presidente Prudente, no auditório da Fundação Inova Prudente, a Semana Nacional de Trânsito. A programação especial, voltada principalmente para a conscientização dos usuários de vias públicas, segue até o dia 25 de setembro, com palestras, blitze e ações educativas. A iniciativa é resultado de parceria da pasta com a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Polícia Militar e Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Além disso, recebe o apoio da São Francisco Resgate, da Inova Prudente e da Seduc (Secretaria Municipal de Educação).

De acordo com o secretário da Semav, Oswaldo de Oliveira Bosquet, cerca de 95% dos acidentes de trânsito de Prudente são ocasionados por negligência, alta velocidade e falta de atenção dos motoristas, além de contar com o celular como um grande agente influenciador de descuido no volante. Justamente por isso, ele destaca a Semana Nacional do Trânsito como essencial, pois tem o objetivo de mostrar ao censo comum a importância da atenção nas ruas e, acima de tudo, da educação para com os demais usuários. Embora o público mais frequente das vias sejam os motoristas, Bosquet salienta que a programação engloba toda e qualquer pessoa que dependa das vias térreas do município para se locomover. Entretanto, possui um laço mais estreito com as novas gerações. “As crianças são nosso futuro, em longo prazo, serão os jovens e os adultos da cidade, então, é necessário que tenham essa noção implantada em suas vidas desde cedo”, explica. 

É com essa motivação que existe o programa Socorrista Mirim idealizado pela Cart. Segundo o coordenador de operações da concessionária, Marcos Lanuti, a ideia é ensinar técnicas de primeiros-socorros para que as crianças aprendam a se defender de acidentes, não apenas nas ruas, mas também na esfera doméstica. Ele denota que esse público é a chave para ajudar a reverter o cenário atual de trânsito. “Os pequenos recebem a informação e repassam para os amigos, para a família, e, aos poucos, cria-se uma corrente consciente, são propagadores em potencial, nossos aliados nessa luta”, explana. 

Tripé de prevenção

Porém, para tirar a ideia do papel e transformá-la em realidade, é preciso um acompanhamento constante. Conforme Bosquet, reverter o cenário atual de perigo no tráfego necessita de um tripé composto por: engenharia de tráfico, educação e fiscalização. O primeiro diz respeito ao planejamento e tratamento de pontos críticos que interferem no fluxo de carros e pessoas na cidade; o segundo significa conscientizar, ensinar e influenciar a mudança de conceitos; já o terceiro é o controle, para que tudo saia como o idealizado.

“Eles trabalham juntos, a educação, por exemplo, é ajudar as pessoas a mudarem conceitos e, automaticamente, comportamentos. Não se muda um sem alterar o outro, é necessário estimular a cautela, o cuidado no volante. Porém, nada disso é válido se não houver uma certificação do bom andamento dessas ações diárias, aí entra a fiscalização”, pontua o secretário. Com isso, a meta é zerar as mortes ocasionadas nesse setor, já que, segundo Bosquet, até o momento, Prudente registrou 12 mortes resultantes de descuidos das normas de trânsito. 

Em longo prazo

Para o sargento César Antônio de Queiroz, representante da 5ª companhia da Polícia Militar de Prudente, parceira da ação, investir na educação das crianças é importante, porém, a integração entre poderes em prol disso é ainda melhor. “É essencial que o Estado, o munícipio e os setores de educação se unan na busca da melhoria das nossas crianças e da nossa rotina no trânsito”, expõe. Evilásio Batista de Oliveira concorda. Em nome do Sest/Senat, o instrutor explica que, embora a cidade não apresente índices de tragédias tão altos quanto os das metrópoles, qualquer caso é um caso a ser evitado. “Sendo um ou sete acidentes, são vidas em jogo, é preciso lutar para preservá-las”, frisa.

Depois de tanto se falar dos pequenos, nada mais justo que ouvi-los a respeito desta iniciativa. Isabela Cristina Picolli, por exemplo, sabe, aos 8 anos, que se não aprender a lidar com incidentes o “nosso mundo ficará muito machucado”, relata. A menina é estudante da Escola Municipal José Carlos João e já leva na mochila um aprendizado da manhã de ontem. “Aprendi a fazer o nariz parar de sangrar. Isso sempre acontece comigo e eu nunca soube o que fazer, agora sei”, revela. Sua companhia ficou por conta de 24 colegas de turma e da professora Eliana Tomaseli Rocha, que vê na ação um potencial em massa de aprendizado. “Qualquer pessoa está sujeita a acidentes a todo momento. Os alunos têm que aprender como agir”, enfatiza.

PROGRAMAÇÃO

Hoje: Ações intensificadas da Semav e da PM na fiscalização do trânsito;

Amanhã: Teste de HIV gratuito para motoristas, funcionários e colaboradores, das 8h às 10h, na sede da Semav;

Amanhã e sexta-feira: Cidade Mirim da Semav em parceria com a Seduc estará na Escola Municipal Mário Peretti e no Residencial Terceiro Milênio, das 8h às 16h;

Sexta-feira: Abordagem educativa e distribuição de material educativo na base da Polícia Militar na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), das 8h às 11h, ação realizada pelo Sest/Senat, Cart, PM, Semav e São Francisco Resgate;

Sábado: Palestras, exames de saúde, testes de bafômetro e brindes para motoristas das 7h às 12h, no Sest/Senat;

Sábado e domingo: 12º Encontro de Veículos Antigos no Centro de Eventos IBC com distribuição de materiais educativos;

Domingo: Copa Regional de Ciclismo, às 8h, no Balneário da Amizade;

Segunda e terça (24 e 25): Cidade Mirim da Semav, em parceria com a Seduc, visita à Escola Municipal Sylvia Marlene Faustino, das 8h às 16h, em ambos os dias.

Publicidade

Veja também