Educação propõe desenvolvimento social e intelectual em sala de aula

Hoje, na capital do oeste paulista, há uma concentração de aproximadamente 34,2 mil estudantes e 90 instituições de ensino básico municipal e estadual; na rede privada, são 13 mil

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 14/09/2019
Horário 04:27
Arquivo - Atualmente, PP conta com 14.636 alunos regularmente matriculados na rede estadual e 19.600 na municipal
Arquivo - Atualmente, PP conta com 14.636 alunos regularmente matriculados na rede estadual e 19.600 na municipal

Dentro das salas de aulas, todos os dias milhares de prudentinos se dedicam à teoria e à prática suficientes para formação intelectual e técnica. Afinal, serão eles o futuro da centenária Presidente Prudente. Hoje, na capital do oeste paulista, há uma concentração de aproximadamente 34,2 mil estudantes no ensino básico municipal e estadual.

Na rede municipal, a titular da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Sônia Maria Pelegrini, explica que Prudente está em crescente desenvolvimento e qualidade de ensino, o que pode ser visualizado a partir da nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a qual na última avaliação obteve a nota 6,5, a que, se comparado a outros indicadores, é maior que a média nacional e a meta que o Brasil planeja chegar em 2021.

Hoje, uma das perspectivas que inferiu no crescimento educacional das crianças prudentinas foi a educação integral, pois faz com que o estudante mantenha em desenvolvimento o dia inteiro, explica Sônia. “O tempo que essa criança fica a mais na escola, ela está desenvolvendo a mente, o corpo e a psique. Então, eu vejo que brota nas crianças a perspectiva de algo, seja a dança, o esporte, o empreendedorismo, a robótica, ou seja, isso significa desenvolvimento não só do intelecto, mas das relações pessoais e da psique, quando ela se encontra com algo que gosta de fazer”.

Quanto as principais conquistas da educação municipal prudentina, a titular cita o recente envolvimento das pastas com a educação integral, o que é considerado hoje o grande diferencial dentro e fora das salas de aula, além da ampliação das parcerias público-privadas.

UNIDADES ESTADUAIS

CONTAM COM APOIO

Atualmente, Presidente Prudente conta com 14.636 alunos regularmente matriculados na rede estadual de ensino. Em uma avaliação feita pela dirigente regional de ensino interina, Alice Maria de Aguiar Filgueiras Correa, a educação tem vivido desafios, a qual exige um pensamento reflexivo para construção de uma autoavaliação. “Temos necessidades e compromissos com a comunidade e como município. Além disso, temos uma sociedade crítica, com dimensão coletiva e procuramos fazer isso com o nosso alunado, dar essa característica distinta, pois também precisam ser reflexivos”.

A dirigente destaca a presença constante da comunidade, além de uma rede de proteção ao escolar, seja através da própria escola, do Conselho Tutelar, Ministério Público, polícias Civil e miliar e inúmeras ajudas no cotidiano de formação dos alunos.

 

(((BOX)))

Aprendizagem dos alunos de escolas municipais

PORTUGUÊS 5º ANO (73%) - é a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5º ano na rede municipal de ensino. Dos 1.633 alunos, 1.195 demonstraram o aprendizado adequado.

MATEMÁTICA 5º ANO (66%) - é a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 5º ano na rede municipal de ensino. Dos 1.633 alunos, 1.078 demonstraram o aprendizado adequado.

Fonte: Seduc Municipal

 

(((NÚMEROS)))

19.600

Alunos regularmente matriculados na rede municipal

14.636

Alunos regularmente matriculados na rede estadual

13 mil

Alunos regularmente matriculados na rede privada

 

Número de unidades educacionais em Prudente

Instituição

Quantidade

Escolas da rede municipal

65

Escolas da rede estadual

25

Centros de aprendizagem e técnica

5

Instituições de ensino superior

52

 

Ensino superior soma 27,4 mil estudantes

Instituição

Quant. alunos

matriculados

Quantidade Professores

Quantidade Colaboradores

Unoeste

18.000

694

1306

Fapepe

1.500

67

41

Toledo

3.000

103

205

FCT/Unesp

3.448

194

164

Fatec

1.540

60

26

  Fonte: Com Assessorias de Imprensa em julho

 

 

Publicidade

Veja também