Educação financeira na sala de aula

Novas normas da Base Nacional Comum Curricular entram em vigor a partir deste ano nas escolas

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 26/01/2020
Horário 06:55
Arquivo - Edilene espera que o ensino de educação financeira complemente aprendizados de casa
Arquivo - Edilene espera que o ensino de educação financeira complemente aprendizados de casa

Em 2020, 100% das escolas de todo Brasil devem estar aptas à nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Um dos temas que as novas normas tornam obrigatório é a educação financeira. Para a economista e professora universitária Edilene Takenaka, o novo tema da grade curricular é “sempre importante”, tendo em vista que “ter essa noção no contexto escolar e familiar é fundamental”. Edilene vai além: “esperamos que a escola seja complemento de casa”, ressalta.

“O economista não diz: ‘não gaste’, e sim: ‘gaste moderadamente com aquilo que for necessário, dada as condições que você tem’”, completa Edilene. Portanto, em sua visão, como economista e professora, o jovem, a partir destes conhecimentos, vai poder planejar em determinado período o que ele tem capacidade de construir, e até ajudar na organização das finanças de casa.

Afinal, com a adição deste tema na grade, ocorrerão alterações nas escolas do Brasil, e, por consequência, de Presidente Prudente e região? Para responder, O Imparcial entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação. A pasta por sua vez, na pessoa da responsável pelo currículo, Adriana Pagan, afirma que não serão necessárias quaisquer alterações, visto que a matemática financeira não se trata de um componente, sendo inserida na matéria matemática e nas eletivas.

Adriana ressalta, ainda, a maneira como o novo tema será distribuído nas grades. “A educação financeira será abordada desde os anos iniciais da etapa do ensino fundamental, perpassando por todos os anos, até a etapa do ensino médio. Além disso, no componente eletivas, que estará presente a partir do 6º ano do ensino fundamental neste ano, será ofertado um cardápio de temas a serem desenvolvidos, entre eles, a educação financeira, ficando essa escolha pela escola/turma que o estudante cursa”.

“PP É PIONEIRA EM

EDUCAÇÃO FINANCEIRA”

Assim afirmou a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), por intermédio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) de Presidente Prudente. “Destaco que o município já é pioneiro nesta iniciativa. Desde 2017, oferecemos aos alunos do ensino fundamental, através do Programa de Educação Integral Cidadescola, a oficina de Empreendedorismo, em parceria com o Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas]”. Segundo a pasta, o objetivo é disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e jovens, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

Outra questão que a Seduc pontua é a interdisciplinaridade do tema na grade curricular: as escolas prudentinas trabalharão educação financeira desde as ciências exatas até as ciências humanas. “Temos como premissa no ano de 2020, a análise da matriz curricular por todos os profissionais das escolas, bem como, por meio da formação, a implementação deste currículo na rede municipal, possibilitando a transformação qualitativa da prática educativa e social. Neste sentido, a educação só pode ser qualitativa se suas ações provocarem transformações nas pessoas”, completa.

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