Educação ecológica ganha espaço

REGIÃO - PEDRO SILVA

Data 30/10/2019
Horário 08:52
Prefeitura de Rosana - Visitação ao centro busca elevar os conhecimentos sobre o meio ambiente e desenvolver a consciência ecológica
Prefeitura de Rosana - Visitação ao centro busca elevar os conhecimentos sobre o meio ambiente e desenvolver a consciência ecológica

O município de Rosana, para somar pontos para o programa Município VerdeAzul do governo estadual, e levar informações sobre ecologia e meio ambiente à população, inaugurou no fim de setembro o Centro de Educação Ambiental, localizado próximo à prainha da cidade, no balneário municipal.

O secretário de Meio Ambiente de Rosana, Amarildo Machado Valadão, comenta que a implantação de um espaço como esse já estava nos planos do município, e que como a instalação de um centro para educação ambiental é uma das exigências para o selo Município VerdeAzul, a administração municipal decidiu unir as duas demandas e, assim, ajudar a educação do município e região.

Como o Rio Paranapanema está localizado próximo ao centro, ele também fará parte do roteiro de visitação. “Nós escolhemos o local por isso. O centro já está inserido na natureza”, comenta o secretário. “Como atualmente nosso município é voltado para o turismo aquático, instalamos a unidade ali no balneário. E todos que visitarem o local podem participar do centro”.

ESPAÇO ABERTO

PARA VISITAÇÃO

O público mais esperado no centro são alunos de escolas do município, que já fecharam a agenda do local até o fim do ano. Porém, segundo o secretário, o espaço é aberto para a visitação de todos, necessitando agendamento pelo site da Prefeitura. Visitantes sozinhos, ou em pequenos grupos, apenas precisão ir até o local. Todas as visitas são gratuitas, e tem monitoria.

O centro disponibiliza, além da trilha, uma biblioteca, videoteca, ecobrinquedoteca, oficina de arte, educação e reciclagem, exposições temáticas, jogos pedagógicos e exposições diversas. Segundo o secretário, pela proximidade do balneário, os visitantes poderão lanchar nos quiosques da prainha. O local também disponibiliza estacionamento próprio.

Prêmio VerdeAzul 2018

Somente dois municípios da região foram premiados no ano passado, Adamantina em 25º, e Tupi Paulista em 67º. Ao todo foram premiados 69 municípios. Veja a lista dos 15 primeiros colocados:

Colocação

Município

São José do Rio Preto

Botucatu

Santa Adélia

Fernandópolis

Novo Horizonte

São Pedro do Turvo

Campinas

Araçoiaba da Serra

Itu

10º

Americana

11º

Cabreúva

12º

Sorocaba

13º

Águas de Prata

14º

Itatiba

15º

Embaúba

Fonte: Programa Município VerdeAzul

SERVIÇO

O centro se localiza na entrada do Balneário Municipal, e tem visitação totalmente gratuita, das 7h às 13h. A monitora Elizabete Claudete Gregio Bosquê atende e guia todos os visitantes.  Para inscrição de grupos, basta agendar pelo (18) 3284-3838.

Publicidade

Veja também