Educação dos filhos

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 17/04/2018
Horário 08:04

No código civil, artigo 1634, parágrafo 9º, diz que “compete a ambos os pais (...) o pleno exercício do poder familiar, que consiste em (...) exigir que os filhos lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição”. O educador e psicólogo Marcos Méier diz que isto significa que uma criança pode lavar o seu prato, arrumar a cama onde descansou à noite, ajudar a cuidar do animalzinho de estimação e levar o lixo para fora, por exemplo.

Méier reforça que a criança que ajuda em casa é também um bom aluno na escola, pois cumpre bem as tarefas propostas, respeita os professores e dá valor ao trabalho que estes exercem. Jovens e adolescentes que são como hóspedes em casa, ou seja, só vão para comer e dormir, não ajudam absolutamente nada, também são folgados na escola e não levam a sério os estudos, os separando – muitas vezes – do grupo de adultos com mais sucesso. Como diz o professor Méier “quanto mais as crianças respeitam pai e mãe, melhor será a postura diante da sociedade e suas autoridades”.

Quanto aos filhos que fazem questão de responder os pais? Por exemplo, muitas vezes estão no celular ou no vídeo game e os pais pedem para parar e ir estudar ou cumprir uma tarefa; a reação é enérgica e malcriada. Agem como se fossem o centro de tudo e os pais estivessem lá para servi-lo. O fato de que a comida, roupa, celular, vídeo game e internet foram pagas pelos pais e que não há nenhuma contrapartida do filho, passa simplesmente desapercebido. Esta arrogância e prepotência não dá certo em casa e muito menos na escola e no trabalho. Posto isso, o professor alerta, “para evitar consequências no futuro maiores, leve a sério a educação do seu filho, melhor ser chato agora e realizado depois, do que descolado agora e arrependido depois”. 

A Lei encoraja aqueles pais que sentem culpados em colocar as crianças para ajudarem nas tarefas, mas, como diz o professor: “não é para que eles façam os serviços necessariamente, pois estes são feitos com mais qualidade e rapidez por adultos”. Coloca-se os filhos nas tarefas por amor, para que eles deem valor e respeito ao trabalho e a quem trabalha. Obviamente que a criança, segundo a mesma lei, deve ter tempo para brincar, estudar, ficar sem fazer nada, portanto, é educar os filhos hoje para que tenham um futuro amanhã.

Publicidade

Veja também