E o lixo na sua cidade?

Pesquisadores da Unesp levam à população dos 10 municípios consorciados ao Cisorp a discussão sobre a gestão dos resíduos sólidos, além de problemas e necessidades das localidades

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 17/12/2019
Horário 05:29
Isadora Crivelli - Fernando aponta que o munícipe possui conhecimentos específicos sobre onde vive
Isadora Crivelli - Fernando aponta que o munícipe possui conhecimentos específicos sobre onde vive

Deu-se a largada, na manhã de ontem, para mais uma fase da elaboração do PIRS (Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos), que há quase um mês vem sendo realizado por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), por meio de um convênio entre a Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp) e o Cisorp (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista). A fase iniciada objetiva a mobilização social e divulgação dos trabalhos.

Para alcançar a meta de diagnosticar a situação e as necessidades de cada um dos municípios que fazem parte do consórcio, os pesquisadores estarão em todas as cidades que fazem parte do Cisorp, onde se encontrarão com gestores, farão visitas a locais relevantes, em relação à destinação de resíduos sólidos em cada município e, finalmente, abrirão espaço para que o munícipe colabore. A pergunta que norteia o trabalho é: E o lixo em sua cidade?

As ações já iniciaram, ontem em Prudente, hoje em Martinópolis, Santo Expedito, Rancharia e Álvares Machado, e amanhã em Paraguaçu Paulista, Caiabu, Presidente Bernardes, Santo Anastácio e Regente Feijó.

O professor da Unesp que coordena a equipe que está montando o plano, Fernando Sérgio Okimoto, 54 anos, afirma que a expectativa da equipe é que a contribuição dos cidadãos esteja principalmente no que se refere a questões específicas. “O munícipe sabe de detalhes cotidianos, sobre seu bairro, sua rua, que pode, por muitas vezes, não ser de conhecimento do prefeito, por exemplo”, aponta.

Fernando vai além. Ele destaca que a contribuição do cidadão e a visita a cada uma das cidades serão “fundamentais” para entender os problemas dos municípios e encontrar soluções parciais. Ele reitera que, ainda que seja uma solução comum o que buscam com o plano, é possível que esta seja múltipla e diversificada, além de permanente, visto que cada município possui necessidades distintas

MOBILIZAÇÃO

SOCIAL

A arquivista Gabrieli Aparecida da Fonseca esteve presente na primeira reunião. Prudentina, fez questão de colocar-se à disposição para colaborar. “Quero entender o que de novo pretendem trazer para a região, qual a proposta”, pontua. “Acho que falta muita organização na gestão do lixo, desde a coleta, limpeza urbana e à destinação”, opina.

Para Gabrieli, nesse trabalho de mobilização social, é imprescindível a ênfase na questão educativa. Ela acredita que há “falta de informação e de educação” da população em relação à destinação correta do lixo e que isso é o primeiro passo de uma grande mudança.

Com já informado por este diário, o PIRS será finalizado no primeiro semestre de 2020.

SERVIÇO

Reuniões nos municípios

Hoje

Santo Expedito – 10h, no Salão Paroquial da Igreja Católica, Avenida Barão do Rio Branco, 529

Rancharia – 11h, na Secretaria Municipal de Educação, Rua Felipe Camarão, 577

Martinópolis – 16h, no Teatro Municipal, Rua José Coelho de Carvalho, 80

Álvares Machado – 16h, no Auditório Manuel Cabrera, Rua Monsenhor Nakamura, 783

Amanhã

Paraguaçu Paulista – 10h, na Câmara Municipal, Rua Guerino Mat, 205

Caiabu – 11h, na sala de catequese, Rua Santo Antônio, ao lado da igreja

Presidente Bernardes – 11h, na Câmara Municipal, Rua Marcelo Drumond Tostes, 205

Santo Anastácio – 16h, no Centro Cultural de Eventos Eunice da Silva Puríssimo, Rua Saturno, 199

Regente Feijó - 16h, no Rotary Club, Rua Primavera, 27

Publicidade

Veja também