Dulce

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 13/10/2019
Horário 06:10

Nascida Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes [26/5/1914 – 13/31992], “Irmã Dulce”, “Dulce dos Pobres” ou “Anjo bom da Bahia é a baiana que de agora em diante receberá pelo mundo a honra dos altares. Por suas virtudes e bons exemplos, a Igreja entende os santos como pessoas que "estão no céu", mais "perto de Deus", e podem "interceder" pelos que ainda estão na Terra. Assim, os católicos rezam ao santo pedindo ajuda e milagres. Ademais, essas pessoas são consideradas modelos de vida e podem ser admiradas com devoção.

Lembro-me de que a fé viva frutifica e pelos frutos a árvore é conhecida. Irmã Dulce (“doce”) será canonizada, isto é, o seu nome será inscrito na lista dos santos e santas que a Igreja reconhece como tais, pelo Papa Francisco em solenidade vaticana, neste 13 de outubro. O desafio cristão é “espargir o suave e bom odor de Cristo”, ter uma vida conforme o espírito evangélico deixando rastros de bênção e luz pelo caminho.

Maria Rita nasceu numa família soteropolitana de classe média alta. Reconheceu sua vocação religiosa, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe [8/2/1933]. A mulher franzina –tinha 70% da capacidade respiratória comprometida– revelou-se gigante na fé e nas obras da fé. Em 1939, Irmã Dulce invade cinco casas na Ilha dos Ratos, para abrigar doentes que recolhia nas ruas de Salvador. Expulsa do lugar, ela peregrina durante uma década, levando os seus doentes por vários locais da cidade.

Por fim, em 1949, ocupa um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio, após autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa deu origem à tradição propagada de que a freira construiu o maior hospital da Bahia a partir de um simples galinheiro. Dizia a santa: "A providência divina é que mantém, que toma conta, que dirige. A gente aqui é somente um instrumento bem fraco nas mãos de Deus". A Associação Obras Sociais Irmã Dulce foi instalada oficialmente em 1959.

Santa Dulce dos Pobres, rogai por nós. Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!

 

 

Publicidade

Veja também