Doses de vacina contra gripe esgotam e grupo de crianças fica abaixo da meta

Do total dos grupos prioritários, soma de imunização é de 84,5%, com 56.881 pessoas vacinadas; crianças e gestantes ficaram abaixo da meta estipulada

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/06/2019
Horário 05:28
Arquivo - Grupo das crianças atingiu 73,6% de imunização na campanha
Arquivo - Grupo das crianças atingiu 73,6% de imunização na campanha

A partir de hoje, dificilmente quem se dirigir a uma unidade de saúde de Presidente Prudente encontrará doses disponíveis da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Após toda a situação de falta de doses, reabastecimento do produto e abertura para população em geral, a Prefeitura de Presidente Prudente, ontem, divulgou o último balanço referente à mobilização, de forma que dois grupos encerraram a ação abaixo da meta estipulada, que era de 90%, são eles: crianças, com 73,6% de imunização, e gestantes, com 74%. “Infelizmente continuamos sem atingir a meta nos dois, mas são grupos com baixa adesão no Brasil todo. Nos demais, consideramos os índices satisfatórios”, esclarece a enfermeira da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Marília Wittica Pinheiro Giolo.

Nos grupos que não atingiram a meta, a vacinação ficou da seguinte forma: 14.292 crianças eram esperadas, sendo que 10.522 foram até uma sala de vacinação, representando os 73,6%. Já das 2.156 gestantes da cidade, apenas 1.604 receberam a dose. Já nos grupos que atingiram ou passaram a meta estabelecida, a situação ficou da seguinte forma: 8.672 trabalhadores da área da saúde receberam a vacina, totalizando 97%, já que são 8.941 profissionais. No grupo dos idosos, 95,06% dos 28.579 compareceram, totalizando 27.335 doses aplicadas.

Em seguida está o grupo das puérperas, que das 354 foram 320 imunizadas (90%). Nas comorbidades foram 8.428 doses, sendo que não havia um número de expectativa. Do total dos grupos prioritários, a soma de imunização é de 84,5%, com 56.881 pessoas vacinadas. Já em relação à população em geral, aquela que não faz parte de nenhum grupo prioritário, foram 6.721 doses fornecidas. “Em relação a esse último público, acredito que houve uma alta procura, o que é muito bom, mas infelizmente as doses acabaram. Não temos previsão de receber novas doses”, lembra Marília.

Campanha

Vale lembrar que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em Presidente Prudente foi marcada pelo desabastecimento de doses justamente no último dia de atividades, na sexta-feira, dia 31 de maio. Na ocasião, a Prefeitura informou que o desabastecimento por parte do Estado havia proporcionado a situação. Na semana seguinte, na quarta-feira, dia 5, a cidade recebeu novas doses, estendeu a campanha para o público prioritário pelos dois dias subsequentes e, na última segunda-feira, abriu para a população em geral.

Publicidade

Veja também