Docente discute normas brasileiras de ensino em livro sobre a história da educação

“História da Educação Brasileira” possui 12 capítulos e a participação de 16 autores; lançamento oficial será ano que vem

VARIEDADES - Da Redação

Data 29/12/2017
Horário 13:06
Cedida, Livro visa uma leitura leve acompanhada de ilustrações feitas por Jorge Mariano
Cedida, Livro visa uma leitura leve acompanhada de ilustrações feitas por Jorge Mariano

Há cinco anos, “História da Educação Brasileira” ficava pronto, entretanto, só neste ano o projeto se transformou em livro e discute, como o próprio nome indica, o ensino no Brasil através de textos leves e charges didáticas. Apesar de já encontrar-se a venda nas principais livrarias on-line, o lançamento oficial será ano que vem.

Segundo Jorge Mariano, um dos organizadores do livro e pós-doutorando em educação na Unoeste, o livro surgiu como resultado final da disciplina da História da Educação.  “O livro é uma produção coletiva, fruto de uma disciplina do doutorado, ministrado pela professora Arilda Mirando Ribeiro, que convidou os autores para participar com seus artigos e montarmos este material”, explica Jorge.

Além disso, o organizador explica que este livro tenta abordar a história da educação de uma forma mais leve, diferente de outras literaturas sobre o tema. “Geralmente, os livros que falam sobre este assunto são pesados, extremamente formais. O nosso, foi escrito com uma leitura mais leve, didática e também ilustrado com 24 charges, das quais, 22 duas e a capa foram ilustradas por mim”, conta Jorge.

 

Geralmente, os livros que falam sobre este assunto são pesados, extremamente formais. O nosso, foi escrito com uma leitura mais leve, didática e também ilustrado com 24 charges, das quais, 22 duas e a capa foram ilustradas por mim

Jorge Mariano,

Organizador do livro

 

Dos artigos apresentados, um deles é uma discussão sobre a educação brasileira, escrita pelo professor da Facopp Wagner Caetano. “O meu capítulo é o onze e discuto as diretrizes bases da educação brasileira. Então, trazemos essa lei como discussão, eu e a professora Eunice Lima. Existem ainda lacunas da educação que precisam ser discutidas, uma vez que elas têm possibilidade de se realizar, mas ainda sequer foram implementadas”, destaca

Jorge ainda conta que já estão com presença confirmada em um congresso de história e educação que acontecerá ano que vem, em Montevidéu, no Uruguai. 

 

Com AI da Facopp

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