Disciplina estimula pesquisa científica no Sesi

Estudantes do último ano do ensino médio da unidade são apresentados a várias áreas do conhecimento, para aprenderem e descobrirem interesses e aptidões

VARIEDADES - PEDRO SILVA

Data 29/08/2019
Horário 09:23
Paulo Miguel - Emanuela decidiu o tema de sua pesquisa através de observações dos familiares e amigos
Paulo Miguel - Emanuela decidiu o tema de sua pesquisa através de observações dos familiares e amigos

Para explorar e aprofundar conhecimentos, os alunos do 3º ano do ensino médio do Sesi (Serviço Social da Industria) de Presidente Prudente foram incentivados a pesquisar temas à sua vontade. O 1º Simpósio de Pesquisa Científica da escola abordou 27 temas variados, principalmente de interesse dos estudantes, como cinema, programação, cuidados estéticos, filosofia, sociologia, música e jogos eletrônicos.

A partir do 6º ano do ensino fundamental, a grade de ensino do sistema Sesi inclui a disciplina denominada Eixo Inter-áreas, que abrange várias áreas do conhecimento para despertar interesse e habilidades voltadas para a vida fora do ambiente escolar, explicou o professor orientador da disciplina, Diego Duraes. Segundo ele, essa matéria permite e facilita que os alunos realizem suas escolhas profissionais e acadêmicas. Na manhã de ontem, foi realizada a apresentação de vários trabalhos de pesquisas.

Economia

A partir de observações em casa e no ambiente escolar, a estudante Emanuela Biondo Quizini, 17 anos, realizou um projeto voltado para a área da economia, “Educação Financeira: dicas para aprender a lidar com dinheiro”. Orientada por Diego e pela professora de matemática, Célia Floriano Gazoni, a aluna diz que achou muito necessário fazer esse projeto, “pois nós jovens da cidade praticamente não temos instruções sobre o assunto”.

Ela comenta que se os pais dela tivessem sido apresentados ao tema poderiam ter evitado problemas. Pesquisando sobre as dúvidas dos colegas, ela acredita que a pesquisa a ajudou a perceber que a conscientização sobre o tema é necessária, não só para os alunos, mas também para os professores. A estudante deseja cursar Direito ao sair do ensino médio.

Saúde

“Muitas pessoas aqui da escola fazem uso de medicamentos para combater as espinhas, e isso causa baixo autoestima. Por isso, nós desenvolvemos nosso trabalho voltado para a acne na adolescência”, conta Maria Cecília Cardoso Gonçalves, 17 anos, que junto com Athos Torres Ferreira, 17 anos, e Leticia Trombeta Correira, 16 anos, ministraram uma aula sobre o tema, e ensinaram técnicas para amenizar e cuidar das famosas espinhas.

“Conforme nossa pesquisa, nós procuramos tratamentos e causas da acne. Em que casos é necessário a procura de um dermatologista, e quando é possível fazer um tratamento em casa”, comenta Athos. O trio ressalta que os principais objetivos da pesquisa são motivar os adolescentes da escola e mostrar que existe solução para as espinhas com tratamento médico. Athos e Maria pensam em cursar alguma faculdade na área da saúde, Leticia ainda não se decidiu.

Cinema

Todas as atividades foram apresentadas para os alunos de outras séries. “Now United e O cinema de Tarantino” discutiu cinema apresentando vídeos da Youtuber Carol Moreira (que entre outros temas fala sobre cinema e séries). No debate, foram abordados temas como cinegrafia, efeitos e movimentos, como o Expressionismo alemão.

Tecnologia

Rafael Gonçalves Leite, 17 anos, e Diogo da Silva Peroski, 17 anos, desenvolveram uma pesquisa na área de programação. “Meu professor falou muito desse tema, o código binário, e como eu acho esse tema muito ‘massa’, eu acreditei que seria bom falar sobre este assunto, que está presente em todos os meios eletrônicos”, comenta Rafael.

O projeto “Código Binário: Um estudo sobre” teve o objetivo de apresentar uma base sobre o tema, pois segundo os estudantes, é importante introduzir o assunto aos alunos, pois eles podem se interessar e entender a área. “Nós apresentamos as características, as qualidades, a evolução dos códigos. Mostramos como codificar, decodificar e transformar em decimal”, explicam os estudantes.

“É importantes saberem que isso existe, terem uma base no assunto”. Os dois também estudam no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e utilizaram seus conhecimentos adquiridos no curso técnico, juntamente aos estudos feitos nos períodos livres da escola, para aprender e poder ensinar aos colegas.

BOX

OS 27 PROJETOS DE PESQUISA FORAM:

Inclusão no esporte

Reutilização de materiais para decoração

Habilidades Sociais: O que você e o mundo precisam de melhor

Código Binário: Um estudo sobre

Problemas com acne na adolescência

Evolução dos veículos e suas tecnologias

Now United e o cinema de Tarantino

Dificuldades de escolhas após o término do ensino médio

Morfologia animal

Saúde física e psicológica da mulher

Microtransações em jogos eletrônicos

Representatividade da moda e moda sem gênero

Musico terapia

A arte dos musicais

Ligações entre arte e problemas mentais e mente artística

A fisioterapia na vida da mulher

Curiosidades históricas

Os segredos dos sonhos

Aprendendo a escrever: técnicas para redação nos exames e vestibulares

A música na psicologia

Cinematografia

Efeitos especiais no filme

Linguagens, códigos e runas

Inserção de deficientes visuais no esporte

O homem é bom e a sociedade o corrompe

Educação financeira: dicas para aprender a lidar com dinheiro

Caminhos do controle da dor

 

Fotos: Paulo Miguel

Estudantes pesquisaram sobre acnes para informar sobre a situação e melhorar autoestimas

 

Técnicas para cuidados com a pele foram ensinados por alunos

 

Movimentos e filmes clássicos foram debatidos em projeto

Publicidade

Veja também