Diogo da Luz defende autonomia para municípios

Filiado ao Partido Novo, postulante ao cargo de senador propõe que as cidades da região retenham um valor maior do que é arrecadado com impostos

Eleições - ANDRÉ ESTEVES

Data 21/08/2018
Horário 09:57
Marcio Oliveira - Diogo sugere direcionar fundo de garantia para aluguel
Marcio Oliveira - Diogo sugere direcionar fundo de garantia para aluguel

O piloto de linha aérea e produtor rural Diogo Ribeiro da Luz é o nome confirmado pelo Partido Novo para o cargo de senador durante o pleito de outubro. Caso consiga uma cadeira no Congresso Nacional, o candidato, que é paulistano, quer discutir ideias que promovam a autonomia dos municípios e uma retenção maior do que é arrecadado com impostos, uma vez que as regiões do interior paulista efetuam um recolhimento alto nesse sentido, mas mantêm uma quantia muito baixa dos recursos. Relata que, no caso da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado, cuja sede é Presidente Prudente, o desenvolvimento dos municípios ainda é defasado porque, a cada R$ 100 recolhidos, por exemplo, somente R$ 20 são preservados.

Nesse contexto, gestores precisam se dirigir até a capital brasileira para solicitar os empreendimentos mais elementares, como é o caso do saneamento básico. Conforme Diogo, levando em conta que grande parte das cidades paulistas tem menos de 50 mil habitantes, a implementação de saneamento exige muito menos do que em uma metrópole. Logo, torna-se “absurdo” que um prefeito tenha que se deslocar longas distâncias para captar as verbas necessárias. No seu ponto de vista, tal situação pode ser contornada a partir do momento que o dinheiro arrecadado ficar sob a responsabilidade da região. “Isso porque os municípios têm plena capacidade para administrá-lo e com muito mais facilidade do que qualquer outra pessoa”, expõe.

Um segundo projeto a ser defendido é o direcionamento do fundo de garantia para o aluguel. O candidato explica que o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi instituído para proteger o trabalhador e estimular a construção de moradia. Entretanto, há fases da vida em que o cidadão possui dúvidas acerca do seu crescimento profissional e o aluguel se mostra uma alternativa mais segura. “Desta forma, por que não permitir que, daqui em diante, o trabalhador possa destinar este depósito para o pagamento do seu aluguel, sem ter que desembolsar nada mais?”, pontua.

CANDIDATO AO CARGO DE SENADOR

Nome completo: Diogo Ribeiro da Luz

Nome para urna: Diogo da Luz

Idade: 61 anos

Estado civil, filhos: Casado, 3 filhos

Grau de instrução: Superior incompleto

Ocupação: Piloto de linha aérea, produtor rural e empresário do setor cafeeiro

Partido: Novo

Coligação: Chapa pura

Histórico político, candidaturas: Candidato a vereador de São Paulo em 2016

Publicidade

Veja também