Diagnóstico precoce leva a um tratamento mais ágil

EDITORIAL -

Data 16/10/2018
Horário 05:02

Prevenção. Este ato é o melhor remédio para tantas doenças. Dependendo de cada caso, a maneira de se prevenir são as mais variadas possíveis. Porém, muitas vezes o diagnóstico, mesmo com todos os cuidados, não são os esperados. E o positivo para aquela tão temida doença chega.

Mas, para tudo há um jeito e um tratamento. E quanto antes a doença é descoberta, maiores são as chances de cura. Para isso, para essa descoberta precoce, é que campanhas de conscientização são realizadas, como é o caso do Outubro Rosa. Em 2018, a ação do Inca (Instituto Nacional do Câncer) tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. Conforme o órgão, na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

É essencial falar sobre o assunto, já que o câncer de mama pode chegar a qualquer mulher, a qualquer momento. É essencial o toque e o acompanhamento médico.

E são muitos os casos. Este diário relatou que hospitais de Presidente Prudente registram 1,8 mil novos casos na região. O HRC (Hospital Regional do Câncer) de Prudente, somente neste ano, no setor de radioterapia, já atendeu 69 pacientes com o câncer de mama, o que representa quase 20% do total de atendimentos. Já no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, 1.772 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama apenas neste ano, sendo que a unidade realizou mais de 5 mil mamografias em pacientes. Juntas, as unidades somam 1.841 registros em 2018.

O Outubro Rosa vem para conscientizar e é fundamental que isso ocorra entre todas as mulheres. A doença tem cura e quanto antes for diagnosticado, mais fácil e menos doloroso é o tratamento. Há muitos exemplos de mulheres que obtiveram êxito no processo e hoje comemoram a cura. Essa doença não bate só na porta da vizinha, da colega de trabalho ou da tia. Pode afetar qualquer mulher, hoje ou amanhã. “Se toque” e previna esta doença. Faça a cor rosa valer nos seus dias e a transforme em cores vivas. E não em cenas sem cores.

Publicidade

Veja também