Dia dos Comerciantes é celebrado pela categoria

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 15/07/2018
Horário 05:19
Marcio Oliveira - No comércio desde os 13, Ethiele gosta do contato com o público
Marcio Oliveira - No comércio desde os 13, Ethiele gosta do contato com o público

Eles estão sempre prontos para atender aos mais diversos clientes e que chegam geralmente com os mais diversos humores. Dificilmente estão em casa no momento em que as datas festivas se aproximam, pois é a oportunidade de lucrar e tentar reverter, em algumas épocas, as baixas vendas ocasionadas pela situação econômica vivida pelo país. Seja no centro da cidade ou nos bairros espalhados pelos municípios, quem é que não conhece o bom e parceiro comerciante? Nesta segunda-feira, dia 16 de julho, as atenções se voltam para aqueles que sempre nos ajudam com os presentes, mas que, além disso, fazem uma grande diferença na economia e desenvolvimento local. Aos colegas da profissão, feliz Dia do Comerciante.

Para o presidente do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente), Vitalino Crellis, a data é importante para a prestação de homenagens ao setor, que se ramifica, por exemplo, nos mais diversos segmentos, como o das roupas e calçados. Nas 20 cidades da região atendidas pelo sindicato, são aproximadamente 15 mil comerciantes representados, sendo Presidente Prudente uma referência neste cenário. “A economia da cidade é diretamente ligada ao comércio. Todos os nossos segmentos são importantíssimo, pois representam as necessidades de cada indivíduo, além de ser a fonte de renda de inúmeras famílias”, expõe. Vitalino lembra que a comemoração da data ressalta a beleza do passado, já que muitos são os comércios que passaram por gerações e, neste momento, podem se lembrar dos familiares queridos.

Neste sentido, está a balconista Franciele Damasceno, da empresa Ednaldo Rações. Segundo a comerciante, são oito funcionários na loja, sendo três irmãos, o que inclui ela, primos, sobrinhos e um amigo. “Estamos há dez anos neste ramo das rações e mesmo estando afastados do centro da cidade, temos um movimento muito grande. Penso que por estarmos em família conseguimos nos dedicar ainda mais e não pensamos em deixar o comércio, gostamos do que fazemos”, esclarece. A loja fica no Jardim Eldorado.

A comerciante Ethiene da Silva, 29 anos, da empresa Budin Ferramentas, afirma estar no ramo desde os 13 anos, sendo que já passou pelo setor de calçados, roupas e a atual ferramentas. “Gosto muito do que eu faço e, principalmente, de lidar com o público, talvez esse seja o motivo pelo qual eu estou aqui”, ressalta. O proprietário da loja, Felipe Budin, esclarece ter aberto há dez anos a empresa, sendo que metade deste período a loja funcionava apenas no comércio eletrônico. “Meu pai trabalhava nessa área de ferramentas, então é algo que já está no sangue. Gosto muito do comércio”, finaliza.

SAIBA MAIS

Conforme especulações da internet, o Dia do Comerciante surgiu com a criação da Lei 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, homem que ficou conhecido pelo nome Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro, e que teria auxiliado na criação das primeiras leis que beneficiaram o comércio no país.

 

 

 

Publicidade

Veja também