Devido às chuvas, prazo para para retirada de caçambas em Prudente é novamente adiado

Más condições climáticas atrapalharam a data final decretada pela Prefeitura; até o dia 10, conforme balanço divulgado ontem, foram recolhidas 1.231 toneladas de entulhos

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 23/02/2018
Horário 14:52
Arquivo, Até o dia 10 deste mês, das 1,2 mil espalhadas pela cidade, 438 caçambas foram recolhidas
Arquivo, Até o dia 10 deste mês, das 1,2 mil espalhadas pela cidade, 438 caçambas foram recolhidas

Devido às chuvas que caíram sob Presidente Prudente nos últimos dias, o prazo para o recolhimento das caçambas na cidade, que deveria se encerrar ontem, foi mais uma vez alterado. Esta é a segunda vez que a data final foi modificada por questões climáticas. Entretanto, a Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) esclarece que um novo prazo está sendo calculado e será divulgado em breve.

De acordo com a pasta, o recolhimento total de todas as caçambas foi prejudicado pelas mudanças climáticas na cidade, o que atrapalhou a definição do prazo estipulado pelo decreto. Contudo, a secretaria realizou um balanço oficial do  recolhimento de entulhos do último dia 10, quando foram recolhidas 438 caçambas e 97 veículos diversos, o que totalizou 1.231 toneladas de entulhos, dados esses que já foram encaminhados à Prefeitura para as devidas cobranças.

Em relação ao balanço a partir do dia 10, a secretaria afirma que este será feito pela Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), que informará  à Prefeitura sobre os números finais de fechamento para fins de cobranças, conforme determina o decreto que regulamenta o assunto.

 

Trabalho em andamento

Na medida em que o trabalho de recolhimento das caçambas não termina, algumas empresas afirmam que vão continuar no aguardo do novo prazo a ser estipulado. De acordo com o proprietário da Aguiar Caçambas e Terraplanagem, Wesley de Souza Aguiar, duas caçambas da empresa ainda não foram recolhidas e, segundo ele, a população não se conscientizou a respeito do que deve ser descartado.

Quem também não está contente com a ação dos moradores é o motorista da empresa Caçambas Amorim, Milton Gonçalves da Silva. Ele diz que devido à chuva dos últimos dias, oito caçambas ainda não foram retiradas e acredita que falta instrumento de informação para que a população se conscientize a respeito do descarte correto.

Enquanto algumas empresas ainda não tiveram seus depósitos recolhidos, outras elogiam a conscientização dos munícipes. De acordo com Marcos Leandro Alves, representante da Eldorado Caçambas, todos os baldes da empresa foram recolhidos e afirma que a “situação do descarte melhorou muito”. Das 50 caçambas distribuídas pela empresa Alô Kaçamba, todas foram retiradas, é o que afirma o representante Rodrigo Friol.

A responsável pelas informações da empresa Caçamba Salomão, Luzia Aparecida Salomão, esclarece que todos os baldes já foram recolhidos e explica que não costumam “deixar caçambas esparramadas pela cidade”, para que outras pessoas também possam utilizá-las. “Percebi que nem todas descartam entulhos de maneira errada”, finaliza.

 

Decreto

Como noticiado por este diário, as empresas que operam na cidade foram notificadas no dia 30 de janeiro, por meio de um decreto do Executivo, que as mesmas teriam o prazo de 20 dias corridos para retirar as caçambas na cidade. O prazo, que se encerraria no dia 18 de fevereiro, sofreu alteração por condições climáticas que poderiam atrapalhar o recolhimento e descarte dos locais de armazenamento no aterro sanitário.

Por meio da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação) a Prefeitura intensificou a fiscalização das empresas de transporte de RCD (resíduos de construção e demolição), para garantir que o prazo fosse cumprido. Após o despejo dos entulhos no aterro sanitário do município ser proibido, a municipalidade informou que cerca de 1,2 mil equipamentos estiveram espalhados pela cidade.

Publicidade

Veja também