Destino é cada vez mais procurado por brasileiros

A típica cidade colonial espanhola ganhou influências arquitetônicas e culturais da Europa e EUA

TURISMO - DA REDAÇÃO

Data 22/09/2019
Horário 05:20
Vista panorâmica da capital colombiana, quarta cidade mais populosa da América do Sul, atrás de São Paulo, Rio e Buenos Aires
Vista panorâmica da capital colombiana, quarta cidade mais populosa da América do Sul, atrás de São Paulo, Rio e Buenos Aires

A capital colombiana, Bogotá, é um dos destinos mais procurados no país pelos brasileiros, juntamente com Cartagena das Índias. Localizada sobre uma extensa planície a 2.600 metros sobre o nível do mar, é uma cidade de sete milhões de pessoas provenientes de todas as regiões da Colômbia, tão diversa como o país inteiro. A antiga Santafé de Bogotá se transformou numa cidade moderna e cosmopolita. Seus shoppings, extraordinária oferta gastronômica que permite degustar comidas de diversas origens, vida noturna, a permanente programação cultural, educativa e de entretenimento, fazem de Bogotá um destino turístico empolgante.

Na Candelaria, os visitantes podem conhecer o Museu de Oro, a Fundação Botero, um dos maiores pintores do século 20, o Museu Nacional e a praça de toros. A capital também oferece uma diversidade gastronômica, com restaurantes e chefs estrelados, além de locais onde é possível degustar pratos típicos como o Ajiaco Santafereño, sem falar nas famosas arepas. Há múltiplas opções de alojamento para todo tipo de turistas, desde hotéis para mochileiros até estabelecimentos de luxo com todas as comodidades e facilidades para realizar negócios, congressos, convenções de alto nível ou simples turismo.

Bogotá é o ponto turístico ideal de onde se parte para conhecer o Realismo Mágico da Colômbia. A isto contribuem a temperatura moderada de seu clima de altura e suas inumeráveis comodidades. A extensa rede de rodovias do país converge na capital e desde seu aeroporto se pode chegar praticamente a todas as regiões. Em trajetos curtos, por via terrestre, é possível, como ponto turístico interessante, percorrer a savana de Bogotá. Em curtas jornadas, igualmente se pode chegar até Boyacá e Antioquia ao norte, ao vale do Magdalena e a Tolima pelo sudoeste, a Caldas e a Região Cafeeira pelo ocidente ou para Meta pelo oriente. Um plano turístico perfeito para aproveitar mais o passeio.

Um dos passeios imperdível à Monserrate, uma montanha que envolve o centro da cidade de Bogotá. Alcançando mais de 3.000 metros acima do nível do mar, ela abriga uma igreja no seu cume e é rota de fé para os colombianos. Os colombianos simplesmente lotam a Igreja, os bondinhos e todas as instalações que compõem a estrutura do Monserrate. A vista panorâmica é impressionante!

Veja abaixo algumas dicas que vão ajudar a aproveitar melhor a viagem a Bogotá.

Câmbio

É difícil encontrar pesos colombianos para comprar no Brasil, mas não é preciso preocupação: a maior parte das casas de câmbio em Bogotá aceita o real. Para não ter erro, vale levar também alguns dólares, só por precaução. No aeroporto, como de costume, as tarifas são mais altas. Então, o ideal é trocar apenas uma pequena parte do dinheiro, para as despesas iniciais, e deixar para fazer o restante do câmbio no centro da cidade.

Transporte

A linha de ônibus TransMilênio, é semelhante à de Curitiba,  com canaletas exclusivas para ônibus, tubos para embarque e até mesmo os biarticulados vermelhos. A passagem custa normalmente 1.400 pesos (R$ 1,70), em horário de pico, 1.700 pesos (R$ 2,10) e as linhas levam para qualquer lugar na cidade. O táxi em Bogotá também é bem barato e o taxímetro funciona de uma maneira diferente. Ao invés de marcar o valor da corrida, ele vai somando pontos. No fim, é só olhar na tabela que fica atrás do banco do carona para saber quanto deu.

Altitude

O jet leg não é o maior problema. O que incomoda mesmo em Bogotá é o ar rarefeito, por conta da altitude da cidade. Como as dores de cabeça são um efeito colateral comum, é bom ter sempre à mão um remédio para aliviar. Além disso, náusea, desconforto, falta de apetite e insônia também podem acontecer. Em geral, tudo isso passa após alguns dias, mas, se os sintomas persistirem, é importante procurar um médico.

Clima

Por conta da altitude, o friozinho é bem característico em Bogotá. As estações do ano, por exemplo, não existem lá. A diferença é que, no verão, o sol costuma aparecer com mais frequência. Mas, assim como em Curitiba, pode chover a qualquer momento. Por isso, casaco e guarda-chuva são itens permanentes na indumentária.

 

 

Publicidade

Veja também