Desprezar atividades corriqueiras é um erro

OPINIÃO - Jair Rodrigues Garcia Júnior

Data 10/10/2019
Horário 04:23

Para subir um ou dois andares você costuma optar pela escada rolante, elevador ou escada comum? No shopping, quantas vezes você já subiu e desceu pela escada rolante? E pela rampa? Quando precisa buscar um documento em outra sala, você se levanta e vai ou pede para alguém lhe trazer? Quando você está com tempo livre para brincar com seu filho, vai até a praça que fica a duas quadras de casa, ou faz algo dentro de casa mesmo? Essas são algumas atividades corriqueiras que costumamos desprezar.

Metabolismo e termogênese

Termogênese significa produção de calor. As células, em seu metabolismo normal (processamento de moléculas), produzem calor. Há alguns fatores que aceleram o metabolismo e aumentam a produção de calor. O fato é que essa produção de calor é uma ineficiência do metabolismo. Porém, é útil em algumas situações como quando estamos num ambiente frio e precisamos manter a temperatura corporal. Obviamente, quando se faz um esforço vigoroso com os músculos, a atividade metabólica aumenta, assim como aumenta a termogênese.

Mantendo o peso corporal

Essa termogênese também é muito importante para que o acúmulo de gordura em nosso corpo não seja exagerado. Na hipótese de o metabolismo ser 100% eficiente, ou seja, sem produção de calor, o gasto de combustíveis energéticos como carboidratos e gorduras seria bem menor. O resultado seria o aumento continuo de nosso tecido adiposo, a não ser que a dieta fosse ainda mais bem controlada.

Atividade termogênica sem exercício (NEAT)

Numa publicação na revista “Science”, o pesquisador James Levine apresentou o que seriam diferenças no metabolismo dos indivíduos e demonstrou a relevância das atividades corriqueiras no gasto energético do dia. Propôs o termo NEAT (nonexercise activity thermogenesis) para se referir às atividades realizadas no cotidiano e que provocam aumento da termogênese.

Poupadores e gastadores

Demonstrou ainda que há indivíduos menos ativos que economizam energia nas atividades corriqueiras e, por isso, acumulam mais gordura. Por outro lado, os indivíduos mais ativos, que ficam menos sentados ao longo do dia, gastam, em média, 400-600 Kcal/dia adicionais.

Atividades acumuladas

Mesmo as atividades leves como uma caminhada de 20 metros até outra sala, subir um lance de escadas, carregar algumas caixas etc, quando somadas ao final do dia, representam centenas de Kcal gastas (e não armazenadas!). Em alguns casos, podem somar mais do que o gasto no treino na academia. Por isso, levante-se, mova-se, não poupe energia.

               

 

Publicidade

Veja também