Despeça o cliente

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 23/07/2019
Horário 06:20

O cliente sempre tem a razão! São os clientes que nos mantém! “Despedir o cliente” não significa mudar estas máximas. Continuaremos tratando-o com o mesmo carinho e respeito que merece. Trata-se de foco no mercado, em saber quem é o seu cliente e investir energia e dinheiro neste. Se outros clientes aparecerem procurando pelo produto e serviço serão bem recebidos, com certeza! No entanto, quem merece foco, energia e tempo é o público alvo, nem que para isto seja necessário despedir o cliente.

Cesar Galindo, renomado palestrante na área de vendas, é mais específico ainda ao separar o cliente foco e exigente daquele que além de não ser o foco é oportunista. Segundo Galindo, “os clientes oportunistas, nem dão trabalho em suas compras. No entanto, a mercadoria sempre chega com defeito, o boleto sempre vai para o lixo eletrônico. Já os clientes exigentes são aqueles que são mais exigentes, contudo ensinam o vendedor a negociar, a exercitar a arte da paciência e quando são conquistados dificilmente irão para o seu concorrente.” Galindo alerta sobre a perda do foco, tempo e energia despendidos com assuntos e clientes que não são o público alvo e muitas vezes não passam de oportunistas. Esta energia com certeza fará falta em clientes e assuntos que gerem negócios mais saudáveis. Neste sentido, “demitir um cliente” parece ser uma boa alternativa, reforça Cesar Galindo.

Por isto, um público alvo bem definido permite se posicionar quanto a comunicação com este público como: vitrines, treinamento da equipe de vendas quanto às abordagens, posições dos produtos e principalmente criar estratégias para buscar o cliente onde ele estiver. Quando se conhece o público alvo é possível avaliar como estes se comportam; as mensagens pelo Instagram, Face e Whats poderão ser melhor direcionadas. Alguém, por exemplo, pede um patrocínio de um cardápio, compensa investir? Depende, a pergunta é: o seu público alvo frequenta este lugar?

Na vida e nos negócios foco é tudo, saber quem é o seu cliente e ser capaz de “despedir” aqueles que não são, pode ser a diferença entre os negócios caminharem bem ou não. Principalmente, nesta fase em que a economia passa. Segundo o economista Ricardo Amorim, “O Brasil é bem visto pelos investidores que vêem grande mercado e possibilidade de crescer muito nos próximos anos, falta apenas a lição de casa dos políticos.” Enquanto isso, caro empresário, faça a sua lição de casa, foque mais do que nunca e - se necessário - “despeça o cliente”.

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