Desospitalização na velhice

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 26/09/2019
Horário 04:25

Os hospitais foram criados para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde em uma época em que o número de doentes se tornou muito grande e verificou-se ser mais simples que o médico fosse a um único lugar fazer os atendimentos.

Entretanto, hoje, corre-se para o hospital para qualquer coisa. Um resfriado. Um simples curativo. Esse excesso causa superlotação nos hospitais, que já sofrem com a falta de recursos e pessoal. Pode-se facilmente realizar certos cuidados básicos de saúde no próprio lar.

Pessoas de terceira idade são especialmente beneficiadas, visto que idosos muitas vezes possuem associações negativas a hospitais e não gostam de sair de suas rotinas.

Com relação a olhos e ouvidos, com a idade, secreções e excesso de cerume podem causar problemas. Deve-se lavar a cabeça e os olhos com água e sabão, algumas vezes ao dia, e utilizar colírios fisiológicos antes de dormir. A limpeza dos ouvidos deve ser feita durante o banho, sem a utilização de cotonetes.

Para prevenir casos de bronquite, asma e crises de alergia, recomenda-se a retirada de tapetes, carpetes e cortinas, devido ao acúmulo de poeira. Fazer o uso de aparelhos de inalação com soro fisiológico ou medicamentos diariamente (e com substâncias broncodilatadoras para os que têm crise) já gera uma grande diferença.

Para os que têm histórico de pressão alta, é interessante ter em casa aparelho de medição da pressão arterial, documentando as aferições regularmente. Antes de mais nada, deve-se perguntar ao doente se os remédios estão sendo tomados, se houve situações recentes de estresse e alguma intercorrência, se dormiu bem e se sua alimentação está equilibrada de sal. Todas essas informações permitem verificar a normalidade da pressão arterial do idoso, diminuindo-se o estresse de uma visita ao hospital.

São dicas simples, mas que contribuem significativamente para qualidade de vida, feitas no conforto do lar. Prevenção é sempre a melhor escolha. Saúde!

 

 

Publicidade

Veja também