Desinformação

  • 14/03/2020 04:45
  • Walter Roque Gonçalves

“Desinformação é um risco à democracia”. Esta é a principal bandeira do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) frente às notícias falsas que circulam pela internet (fake news): são boatos, teorias da conspiração, afirmações fora de contexto e mentiras disseminadas sem controle pelas plataformas digitais. O presidente do TRE, o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, esteve em Presidente Prudente nos dias 9 e 10, ministrando uma palestra esclarecedora que tive oportunidade de assistir.

Para combater as fake news, o TRE aposta na conscientização e melhora do senso crítico do eleitorado para separar notícias falsas das verdadeiras. O desembargador diz que, por exemplo, a desconfiança nas urnas eletrônicas é infundada, “as eleições de 2018 são a grande prova da lisura do sistema eletrônico eleitoral brasileiro, pois candidatos sem dinheiro para campanha ganharam as eleições e outros políticos experientes não conseguiram se reeleger”, diz Waldir Campos Junior.

O TRE aposta na conscientização e melhora do senso crítico do eleitorado para separar notícias falsas das verdadeiras

As fake news podem gerar estragos irreparáveis nas vidas das pessoas. Fernanda Gentil faz alerta a este comportamento em um vídeo facilmente encontrado na internet. Um grupo de cidadãos espera na antessala para uma gravação de uma campanha e, uma notícia falsa é plantada na internet, como se Fernanda Gentil tivesse sido demitida. Muitas pessoas compartilharam a notícia imediatamente. Logo, Fernanda Gentil entra e dá “aquele puxão de orelha”.

Este experimento social alerta para consequências que podem chegar ao inimaginável. Em 2014, Fabiane Maria de Jesus, Guarujá-SP, 33 anos, morreu após ser cruelmente espancada devido a uma fake news. O ex-namorado inventou uma notícia onde a acusou de sequestrar crianças para fazer magia negra! Pessoas horrorizadas com a notícia espancaram a mulher inocente até a morte. Por isto, antes de julgar qualquer notícia, temos a obrigação de avaliar se as fontes são confiáveis ou não. Se Fabiane perdeu a vida, imagina o que pode acontecer com o nosso país nas próximas eleições.

 

 

 

 

ÚLTIMAS DO AUTOR

MP 936

  • 04/04/2020 04:25

Vírus do medo

  • 28/03/2020 04:12

Escalada do Everest

  • 21/03/2020 04:11
Walter Roque Gonçalves

Walter Roque Gonçalves

Professor ABS/FGV (América Business School / Fundação Getúlio Vargas) de Presidente Prudente e consultor de resultados | CRA 144.772 | Contato: (18) 99723-3109 | e-mail: walter@consultoriajk.com.br

PUBLICIDADE